In Diocese, Clero10 de setembro de 2024

Aniversário de Dom Osvaldo marca início do Retiro Anual dos padres

No início da noite de ontem, dia 9, os padres da Diocese de Marília iniciaram o Retiro Espiritual. O encontro anual, que acontece no Seminário Santo Antônio, em Agudos (SP), segue até a próxima sexta-feira, dia 13, e tem como pregador o bispo diocesano de Bauru, Dom Rubens Sevilha.

“Neste dias”, ressaltou o coordenador da Pastoral Presbiteral, Pe. José Afonso Maniscalco, “viveremos momentos de encontro com Deus e com os irmãos. Nos alegramos no Senhor e nos fortalecemos enquanto presbitério!”.

A comemoração dos 42 anos de ordenação episcopal do bispo emérito de Marília, Dom Osvaldo Giuntini, que será celebrada na próxima quinta-feira, marcou o primeiro dia do retiro espiritual dos presbíteros por meio da celebração eucarística e de um jantar de confraternização.

Acolhido entre os ministros ordenados com emoção, Dom Osvaldo agradeceu a fidelidade dos padres ao ministério: “estou feliz em comemorar meu aniversário de bispo com os padres da Diocese, meus irmãos”, concluiu o bispo emérito que, mesmo com a fragilidade física, compartilhou sua presença no início do retiro anual.

“Deus ama o coração que reconhece a sua pequenez, que se arrepende, se converte e que coloca sua esperança na misericórdia divina”, afirmou Dom Luiz Antonio Cipolini, bispo diocesano de Marília, ao motivar os padres a viverem com intensidade o momento espiritual, e continuou: “vamos aproveitar bem este tempo de graça que é o retiro e examinar nossa vida ministerial por meio da oração e da reflexão”.

Fotos: Pe. Tiago Barbosa I Pascom Diocesana