No início da noite de ontem, dia 9, os padres da Diocese de Marília iniciaram o Retiro Espiritual. O encontro anual, que acontece no Seminário Santo Antônio, em Agudos (SP), segue até a próxima sexta-feira, dia 13, e tem como pregador o bispo diocesano de Bauru, Dom Rubens Sevilha.
“Neste dias”, ressaltou o coordenador da Pastoral Presbiteral, Pe. José Afonso Maniscalco, “viveremos momentos de encontro com Deus e com os irmãos. Nos alegramos no Senhor e nos fortalecemos enquanto presbitério!”.
A comemoração dos 42 anos de ordenação episcopal do bispo emérito de Marília, Dom Osvaldo Giuntini, que será celebrada na próxima quinta-feira, marcou o primeiro dia do retiro espiritual dos presbíteros por meio da celebração eucarística e de um jantar de confraternização.
Acolhido entre os ministros ordenados com emoção, Dom Osvaldo agradeceu a fidelidade dos padres ao ministério: “estou feliz em comemorar meu aniversário de bispo com os padres da Diocese, meus irmãos”, concluiu o bispo emérito que, mesmo com a fragilidade física, compartilhou sua presença no início do retiro anual.
“Deus ama o coração que reconhece a sua pequenez, que se arrepende, se converte e que coloca sua esperança na misericórdia divina”, afirmou Dom Luiz Antonio Cipolini, bispo diocesano de Marília, ao motivar os padres a viverem com intensidade o momento espiritual, e continuou: “vamos aproveitar bem este tempo de graça que é o retiro e examinar nossa vida ministerial por meio da oração e da reflexão”.
Fotos: Pe. Tiago Barbosa I Pascom Diocesana