In Diocese22 de setembro de 2024

Assembleia de Pastoral enfatiza Jubileu da Esperança, apresenta programação do Ano Santo e reza pelo Sínodo eclesial

Na tarde de hoje, dia 21, centenas de agentes de pastoral estiveram em Bastos, nas dependências da Igreja Matiz da Paróquia dedicada a São Francisco Xavier, para a realização da 47ª Assembleia Diocesana de Pastoral.

Com a motivação do coordenador diocesano de pastoral, Pe. Marcos Roberto Cesário da Silva, e a apresentação do pároco local, Pe. Adriano Alves Pereira, a cidade, de origem nipo-brasileira, acolheu o evento eclesial por meio de uma apresentação cultural japonesa.

“Por Jesus todo nosso esforço de ser uma Igreja de sinergia com Cristo e entre nós tem sentido”, afirmou o bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Cipolini, no momento de oração inicial da Assembleia Diocesana de estudos que reuniu 271 pessoas e cujo tema central foi o Ano Jubilar de 2025.

Num olhar histórico e em estilo de estudo, a Irmã Joice Joseph Korattil , da Congregação das Irmãs Franciscanas Terciárias Regulares, que atua em Dracena, falou sobre a Bula “Spes non confundit” (A esperança não engana) do Papa Franscisco de proclamação do Ano Santo que terá como tema “Peregrinos da Esperança”.

O programação da Assembleia também contou com a apresentação da agenda formativa e celebrativa do Ano Santo na Diocese. O Pe. Marcos explicou a agenda de 2025 que será permeada pelo Jubileu da Esperança.

HUMILDADE E SERVIÇO

“Em toda família tem um momento de se reunir. Nossa Diocese é uma família e, uma vez ao ano, nos unimos para agradecer por que Deus nos dá a chance de servi-Lo”, disse Dom Luiz sobre a 47ª edição da Assembleia Diocesana.

Na Missa de encerramento, por ocasião do 25º Domingo do Tempo Comum, o bispo diocesano discorreu sobre o intento humano de poder e privilégios e enfatizou o ensinamento de Jesus de humildade e de serviço. “O valor de uma pessoa está na medida do servir e do amor; não pelo que se tem, mas pelo que se é e pelo que se dá”, ressaltou.

“Servir não é uma questão de cortesia, mas de critério de fé em Jesus que traçou o caminho do serviço”, afirmou Dom Luiz ao enfatizar que a doação de Cristo na cruz é a maior atitude de caridade em favor da humanidade.

O final da Assembleia foi marcado pela oração da Diocese de Marilia pela segunda sessão do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade que ocorrerá entre os próximos dia 2 e 27 de outubro em Roma.

Fotos: Fabiano Alvares e Pe. Tiago Barbosa I Pascom Diocesana I GT Articulação