In Papa Francisco29 de setembro de 2022

Bispos se dirigem à Biblioteca Vaticana para audiência com o Papa Francisco

“Um momento significativo para todos nós que viemos aqui para confessar junto a ele nossa fé em Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, manifestar nossa cooperação na obra de evangelização da Igreja”, disse dom Luiz Carlos Dias, secretário do Regional, minutos antes do encontro. O momento integra as atividades da Visita Ad Limina 2022 dos bispos das províncias de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto, que segue com programação até amanhã, dia 30.

QUEREMOS OUVIR AS PALAVRAS DO PAPA

Hoje, dia 29, logo mais, parte do episcopado do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se encontrará com o Papa Francisco. Neste momento, os bispos das províncias eclesiásticas de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto se dirigem à Biblioteca Vaticana para a audiência com o sucessor do Apóstolo Pedro.

“Diante do Papa, quero pedir a Deus copiosas bênçãos e graças sobre todo o Regional Sul 1, e sobre todo o Brasil, para que sejamos fiéis à vocação e missão que recebemos de Deus”, destacou o bispo diocesano de Presidente Prudente, dom Benedito Gonçalves dos Santos, enquanto deixava o hotel onde está hospedado.

Para dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo diocesano de Bragança Paulista, “será um momento de proximidade e de escuta onde nós, bispos, renovaremos nossa fidelidade e comunhão junto ao sucessor de Pedro na missão de anunciar o Evangelho para todos”, disse, também a caminho da audiência.

O encontro com o Romano Pontífice é o ponto alto da Visita Ad Limina Apostolorum, pois como lemos na Carta aos Gálatas, São Paulo escreveu: “três anos mais tarde, fui a Jerusalém, para conhecer Pedro, e fiquei com ele quinze dias” ( 1, 18). Como o Apóstolo Paulo encontrou-se com Pedro para ser confirmado na fé e para partilhar sua ação evangelizadora, “nós, bispos, estamos unidos ao Papa em nosso ministério episcopal. A missão de Francisco é confirmar seus irmãos no episcopado na fé e comunhão com Cristo e a Igreja”, ressaltou o bispo diocesano de Limeira, dom José Roberto Fortes Palau.

“Queremos ouvir as palavras do Papa, seus conselhos, informações, indicações e apontamentos de luzes e esperanças para o exercício de nosso ministério e governo de nossas Igrejas Particulares”, relatou dom Paulo Roberto Beloto, bispo diocesano de Franca, ao afirmar que, no encontro de logo mais, o episcopado paulista expressará a solicitude pastoral pela Igreja e oferecerá orações ao Papa Francisco.

“Já estamos aqui, prestes a iniciarmos a nossa audiência com o amado Papa Francisco! Um momento significativo para todos nós que viemos aqui para confessar junto a ele nossa fé em Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, manifestar nossa cooperação na obra de evangelização da Igreja”, enfatizou o bispo diocesano de São Carlos e secretário do Regional, dom Luiz Carlos Dias, minutos antes do encontro.

Visita Ad Limina 2022: O Regional Sul 1 da CNBB ao encontro do Papa Francisco!

#CNBBSul1 #RezempelosBispos #VisitaAdLimina #DomLuizNoVaticano

Fotos: Pe. Thiago Faccini / Regional Sul 1 da CNBB