In Pastorais e Movimentos6 de fevereiro de 2026

Campanha da Fraternidade é tema de momentos formativos no território diocesano

Todos os anos, durante o Tempo Litúrgico da Quaresma, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe às comunidade eclesiais a Campanha da Fraternidade (CF) como um modo dos fiéis viverem o recolhimento devido do período quaresmal a partir de uma reflexão da realidade para gerar frutos à sociedade como um todo.

 

Em 2026, a CF tem como tema “Fraternidade e Moradia” e lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). A iniciativa foca no direito à moradia digna, visando sensibilizar para a realidade de milhões de brasileiros sem casa ou em situações precárias, propondo ações concretas e políticas públicas nesta dimensão.

Na Diocese de Marília, as preparações já começaram nesta semana. No último dia 3, o clero e os consagrados das regiões pastorais II e III se reuniram em Adamantina para um momento de formação. No dia seguinte, na Paróquia São Miguel Arcanjo, foi a vez dos religiosos e dos ministros ordenados da Região Pastoral I participarem da reflexão.

Amanhã, dia 7, às 14h, a equipe diocesana da CF vai conduzir um momento formativo na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Florida Paulista, para os agentes de pastoral das regiões II e III e, no domingo, dia 8, às 8h30, novamente na Paróquia dedicada a São Miguel, em Marília, os leigos da Região Pastoral I participarão da Formação sobre a CF 2026.

“O tema da CF 2026 é de suma importância, considerando que em nosso país, infelizmente muitas pessoas ainda não têm onde morar ou moram em condições muito precárias”, explicou o Pe. Danilo Nobre dos Santos, coordenador da Campanha da Fraternidade na Diocese de Marília, ao destacar que “além disso, a CF 2026 nos ajudará a superar a visão da moradia como sinônimo de mercadoria para chegarmos à noção de moradia como direito fundamental”.

Fotos: Divulgação (imagens da Formação para o clero e religiosos das regiões pastorais II e III)

Privacy Preference Center