In Clero27 de agosto de 2025

Casa de Formação celebra padroeiro com Missa e confraternização entre os ‘amigos do seminário’ 

São Pio X, padroeiro do Seminário Diocesano Propedêutico, foi celebrado por meio de uma Missa na última quinta-feira, dia 21, com a presença de aproximadamente 90 pessoas na seminaristas da fase inicial e também do período de filosofia e teologia, padres formadores e fiéis de diversas paróquias de Marília.

“Que o Senhor nos ajude a formar, neste seminário, homens que sejam pastores conforme o seu coração, dedicados à verdade cristã e à caridade pastoral. E que Nossa Senhora, Mãe das divinas vocações, interceda pela Igreja a fim de que nunca falte pastores santos para apascentá-la”, evocou durante a homilia o Pe. Pe. Willians Roque de Brito, reitor do Seminário Diocesano Propedêutico São Pio X.

Após a celebração uma confraternização reuniu os formadores, seminaristas e os agentes de pastoral representantes do Movimento Serra, Pastoral Vocacional, alguns vocacionados e membros de várias comunidades.

O PADROEIRO E A CASA DE FORMAÇÃO 

Nascido em 1835, na pequena cidade de Riesse, no norte da Itália, São Pio X foi o primeiro papa da era moderna de origem humilde. Durante a sua vida, foi um dedicado pastor, muito aplicado no zelo pastoral, tanto espiritual quanto caritativo. Além disso, atuou como capelão o hospitalar e diretor espiritual do seminário. Antes de tornar-se papa, foi nomeado bispo para a Diocese de Mantova e, em seguida, Patriarca de Veneza.

Com a morte de Leão XIII, foi escolhido como o sucessor de Pedro. Desde muito cedo foi reconhecido por sua fama de santidade e, aos 20 de agosto de 1914, fez a sua Páscoa. Sua canonização o ocorreu em 1954, tornando-se o primeiro papa a ser canonizado depois de quase 300 anos. Pouco menos de uma década depois, Dom Hugo Bressane de Araújo, primeiro arcebispo bispo diocesano de Marília, escolhe-o como padroeiro do primeiro seminário diocesano, seguindo a sugestão do Papa Pio XII numa visita no ano de 1956.

O seminário foi aberto em 1963, onde hoje funciona Seminário Diocesano de Filosofia e Teologia Rainha dos Apóstolo, tendo o então Pe. Nivaldo Restell como seu primeiro reitor acompanhado de 20 jovens formandos. Desde o dia primeiro de maio de 1996, a casa de formação inicial da Diocese de Marília funciona no prédio atual.

Fotos: Nelson Jr. I Pascom Santa Antonieta

Privacy Preference Center