In Diocese31 de agosto de 2024

Conselho de Pastoral reúne lideranças, reflete diocesaneidade e prepara Assembleia Diocesana

Na manhã de hoje, dia 31, lideranças de todo o território da Diocese de Marília se reuniram em Tupã, no Centro de Convivência Monsenhor Afonso Hafner, da Paróquia São Pedro Apóstolo, para a reunião do Conselho Diocesano de Pastoral.

Presididos pelo bispo de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, os presentes refletiram o conceito de “diocesaneidade” e a estrutura pastoral a serviço do Reino de Deus. Sobre o tema, o Pe. Marcos Roberto Cesário da Silva, coordenador diocesano de pastoral, explicou que a identidade da Diocese indica a pertença de todos à dimensão da vida eclesial, aprofundada e vivenciada pelos ministros ordenados e pelos agentes de pastoral.

A diocesaneidade “é o carisma natural da Igreja local que nos identifica enquanto Diocese de Marília! Ela é fruto do Espírito que permeia nosso caminho pastoral”, indicou o Pe. Marcos ao enfatizar que a ação divina proporciona “o envolvimento afetivo e efetivo de todos”.

Os líderes pastorais tiveram a oportunidade de ressaltar a identidade pastoral na ação evangelizadora. “Mesmo identificando as particularidades das regiões pastorais, nossa Diocese, dentre sua identidade, observamos que há uma unidade das paróquias para os acontecimentos, destacando a união das paróquias para celebração do Corpus Christi. Uma outra característica é a parte formativa que a Diocese oferece, e que muitas vezes as pessoas não reconhecem, mas é ofertado”, destacou Rodinei Célio de Andrade, coordenador da Infância e Adolescência Missionária (IAM).

“Precisamos estar de mãos dadas e na comunhão andar juntos pela evangelização”, ressaltou Rosa Fernanda Gutierres Castanha, coordenadora do Conselho Diocesano de Pastoral, ao salientar que “sem a espiritualidade não adianta a atividade”, motivou a efetiva participação de todos na Assembleia Diocesana de Pastoral que ocorrerá no próximo dia 21 de setembro em Bastos.

Dom Luiz enfatizou a importância da vivência da fé em prol da evangelização e finalizou o encontro com a oração pelo bom êxito da sessão do Sínodo sobre a Sinodalidade que acontecerá no mês de outubro.

PEREGRINOS DA ESPERANÇA

A secretária do CDP, Fátima Rodrigues do Nascimento, fez as indicações da construção do calendário diocesano de 2025. A proposta para os agentes é que toda a agenda pastoral leve em consideração as indicações do Ano Jubilar que terá como tema “Peregrinos da Esperança”.

GENFEST

No mês de julho, em Aparecida, ocorreu Genfest, evento eclesial do setor juvenil do Movimento dos Focolares que reúne pessoas de todo o mundo, de diversas convicções religiosas e não religiosas, etnias e culturas diferentes.

Da Diocese de Marília, 13 jovens participaram deste momento e, na reunião, Agnaldo Bruno Chies, representante do Movimento em Marília, partilhou a experiência junto aos participantes da reunião.