In Regional Sul I28 de setembro de 2024

Conversa no Espírito: agentes oferecem contribuições à Assembleia Eclesial

Suscitadas pelo Espírito Santo, as contribuições de 18 grupos formados com os participantes da 45ª Assembleia Eclesial do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foram apresentadas na terceira sessão do encontro que acontece no Mosteiro de Itaici em Indaiatuba. Também etapa inicial do segundo dia foi dedicada à dinâmica.

Seguindo fichas elaboradas pela CNBB, os agentes dialogaram sobre a “Iniciação à Vida Cristã”, sobre o “Celebrar a Fé” e o “Cuidar da Vida”.

A conclusão das partilhas, providencialmente ligada à celebração da Missa, estendeu os benefícios experimentados ao longo de toda a tarde. “Como Igreja Sinodal estamos aqui para alargar a tenda da oração, para melhor acolher as inspirações de Cristo e para nos deixar entusiasmar pelo Evangelho que devemos comunicar a todos, sem exceção”, disse o bispo auxiliar de São Paulo, Dom Edilson de Souza Silva.

O religioso, na primeira Celebração Eucarística do programa, externou que todos são convidados a buscar caminhos frente aos desafios. “Estamos aqui para perder o medo e a timidez. Fazer a experiência de encontro com o Cristo vivo para dele podermos dar testemunho”, completou.

Ainda falando aos participantes da Assembleia, o bispo recordou São Vicente de Paulo como testemunho vivo de como é bom o encontro com o Cristo. “Anunciar Jesus é a razão de ser da Igreja. Peregrinos da esperança, como Igreja sinodal, para colocar a mão no arado. Aqui estamos, Senhor, envia-nos”, concluiu Dom Edilson.

Atividades
Fortemente marcada pela espiritualidade, outra expressão da Assembleia Eclesial é o diálogo. Também na noite de 27 de setembro essa característica ficou evidente: bispos, coordenadores de pastoral e demais agentes, reunidos em grupos específicos, trataram diversos assuntos. O coordenador arquidiocesano de Pastoral de Ribeirão Preto, Pe. Luís Gustavo Tenan Benzi, destacou o Ano Santo 2025 em prol de uma maior divulgação e vivência.

A 45ª edição da Assembleia Eclesial Regional seguirá até domingo, 29. “Inteligência Artificial e seu impacto pastoral” é um dos temas em destaque.

Pascom Regional Sul 1 da CNBB