In Diocese, Clero12 de agosto de 2024

Dom Luiz deixa mensagem de esperança e agradece agentes de pastoral e pais do clero pela dedicação à evangelização

No Brasil, neste domingo, dia 11, é celebrado o Dia dos Pais. E para comemorar a data em forma de gratidão a Deus pela paternidade de tantos homens, o bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, em entrevista, saudou os pais, abençoo-os e deixou a todos uma mensagem de esperança.

“Ser pai é abraçar com amor e fidelidade a vocação que Deus quis conceder aos homens”, ressaltou o bispo ao explicar que todos, no batismo, receberam da graça divina uma vocação que, enquanto chamado, exige uma resposta pessoal em conformidade evangélica.

Alguns, enfatizou Dom Luiz, “são chamados à vida religiosa e sacerdotal; mas grande parte das pessoas receberam de Deus a vocação familiar e, como mães e pais, devem responder ao apelo do Altíssimo com responsabilidade, coerência e dedicação”.

Por ocasião da data comemorada no país, o bispo direcionou sua mensagem aos pais: “neste dia especial, quero me recordar de tantos quantos pais que, na vocação diária à vida, educam seus filhos a fim de que no amor à humanidade recebam o sabor do Evangelho no seio familiar e na amizade com Deus e com os irmãos e irmãs”, disse em referência à Semana Nacional da Família que, hoje, tem início nas comunidades paroquiais da Diocese de Marília e de todo o Brasil.

“Dirijo minhas palavras também às mães, avós e tios que, por vezes, na ausência da figura do pai no contexto das famílias, também assumem a paternidade e, de igual modo, contribuem para que a vida de seus filhos seja repleta de afeto e desenvolvimento integral”, lembrou.

Dom Luiz, ainda reforçou a preparação da Igreja em todo o mundo para o Jubileu 2025: “como peregrinos, o Papa Francisco nos convida a reanimarmos a esperança diante de situações difíceis da sociedade que, muitas vezes, podem tirar de nós a alegria e a paz”, e completou com um pedido: “pais, sejam homens da esperança! Na alegria do Evangelho de Nosso Senhor, eduquem seus filhos para que enfrentem os desafios da vida na firme certeza de não estamos sozinhos! Cristo caminha conosco e transforma a peregrinação de nossa vida, em alguns momentos marcada por dores, sofrimentos e angústias, em consolo, satisfação e calmaria”, explicou.

“Quero que minhas orações e bençãos, e essa palavra de esperança, se estendam a todos os pais do imenso território da Diocese de Marília!”, salientou.

O bispo diocesano fez uma menção especial ao recordar os pais que doaram seus filhos ao serviço da Igreja e àqueles que, mesmo com os compromissos próprios da paternidade, arrumam tempo para o trabalho pastoral. “De forma particular, quero abraçar e agradecer os pais de todos os padres e seminaristas que, generosamente, entregaram os tesouros que são seus filhos para que o Evangelho seja anunciado em nossa Diocese”, evidenciou.

“Meus agradecimentos e felicitações pelo Dia dos Pais aos diáconos permanentes e a todos os pais agentes de pastoral que se dedicam às pastorais, movimentos, paróquias, comunidades e serviços eclesiais da Diocese”, e finalizou: “na entrega dos senhores à evangelização, percebemos o cuidado paterno de Deus que não nos abandona, mas suscita homens que cuidam do futuro da humanidade e da Igreja ao abraçarem o dom divino de serem pais. Aos senhores, muito obrigado e feliz Dia dos Pais!”.

No vídeo, confira imagens de nossos bispos com seus pais; bem como de alguns padres, diáconos e seminaristas com seus genitores.