Os bispos das Dioceses de Araçatuba, Assis, Bauru, Lins, Marília, Ourinhos e Presidente Prudente se reuniram na manhã desta segunda-feira, dia 16, em Araçatuba para a confraternização anual do episcopado da Província Eclesiástica de Botucatu, composta por essas dioceses e a Arquidiocese de Botucatu.
Em clima de comunhão e de acolhida, foram recebidos pelo bispo diocesano de Araçatuba. Dom Luiz Antonio Cipolini, bispo diocesano de Marília, e o bispo emérito, Dom Osvaldo Giuntini, participaram do momento de confraternização episcopal. O Arcebispo de Botucatu, Dom Maurício Grotto de Camargo, não compareceu por questões de saúde.
CRONOGRAMA
Os bispos e padres que acompanharam a locomoção até Araçatuba iniciaram o dia com o café da manhã e a oração da Hora Média na Paróquia Santuário São João Batista e São Judas Tadeu. Depois os visitantes conheceram as instalações da Cúria Diocesana e da Câmara Eclesiástica, onde partilharam a satisfação da presença e elogiaram a organização estruturante da sede administrativa da Diocese de Araçatuba. Dom Sergio conduziu a visita e explicou os detalhes da revitalização concluída em agosto de 2022.
Após a visita à Cúria, os bispos visitaram a Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida, onde foram recepcionados pelo pároco, Pe. José Carlos Guabiraba , e pelos padres do Conselho de Presbíteros, e conheceram a história da paróquia local, a qual completa 100 anos em 2025 e cujo templo atual chega aos 50 anos no mesmo período.
O coral Madrigal Paralellus, de Araçatuba, se apresentou aos presentes com as tradicionais músicas natalinas da Igreja. Após a apresentação, os bispos e os padres rezaram diante da cripta onde está sepultado do corpo de Dom José Carlos Castanho de Almeida, primeiro Bispo de Araçatuba.
A agenda do dia foi encerrada com o almoço na Paróquia do Senhor Bom Jesus da Lapa, onde os presentes foram acolhidos e concluíram a confraternização.
Fotos: Cláudio Henrique I Assessoria Diocesana de Comunicação