In Clero, Região I27 de junho de 2024

Em reunião, itinerário de preparação matrimonial reforça aspecto vocacional do Sacramento

Na manhã de ontem, dia 26, a Capela dedicada a Nossa Senhora das Graças, pertencente à Paróquia Santa Rita de Cássia, em Marilia, sediou a Reunião do Clero e Consagrados da Região Pastoral I.

Com o auxílio do Pe. Anatoli Konstantin Gradiski, do clero de Assis (SP), assessor do Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os consagrados e ministros ordenados refletiram “O Itinerário de Preparação Matrimonial”.

Segundo o vigário episcopal para a Região Pastoral I, Pe. Wagner Antonio Montoz, a reunião se configura “como um espaço privilegiado de escuta e de partilha da vida e dos desafios pastorais para a Igreja presente nesta Região Pastoral de nossa Diocese de Marília”.

Por isso, para ele, o tema proposto é importante “pelos desafios de uma preparação para o casamento que leve em conta o aspecto vocacional deste Sacramento”. O sacerdote explicou que a temática bem trabalhada na pastoral paroquial leva os noivos a “terem a consciência do chamado à santidade na vida conjugal e familiar”.

Perguntado sobre a relevância de um caminho de preparação dos noivos, refletido pelo Pe. Anatoli, o vigário episcopal explicou que o itinerário formativo pode despertar e aprofundar a consciência dos casais que, segundo ele, “é necessário trilhar um certo caminho no qual a reflexão, a oração, a convivência e o testemunho de casais ajudem aqueles que desejam iniciar uma vida a dois, tendo Cristo como fundamento de suas vidas”, concluiu.

A reunião, que também contou com a presença do bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, apresentou as propostas pastorais para julho, Mês do Dízimo Consciente na Diocese.

Fotos: Vinícius Cruz I Departamento de Comunicação