In Diocese, Pastorais2 de setembro de 2024

Encontro Diocesano reúne mais de 500 agentes e fecha ciclo formativo sobre os tempos litúrgicos

O primeiro dia do mês de setembro foi marcado na Diocese de Marília pelo Encontro com as equipes paroquiais de liturgia. Reunidos em Osvaldo Cruz, no Santuário Diocesano dedicado a São José, 530 agentes de pastoral de todo o território diocesano receberam uma formação sobre o Jubileu 2025 com a assessoria do Pe. Muriel Filippe da Silva.

Segundo a coordenação diocesana da Pastoral Litúrgica, o sacerdote desenvolveu o contexto histórico dos jubileus até a proclamação do Ano Jubilar próximo que terá como tema “Peregrinos da Esperança”.

Após o primeiro momento formativo, os agentes foram divididos em dois grupos: de um lado os músicos, assessorados pelos agentes Robert Gustavo Cavalcante Martins, Ronivaldo de Moraes Ferreira e Sheila Regiane Franceschini; e do outro, os leitores e comentaristas receberam a formação ministrada pelos seminaristas Felipe Robledo Ferreira e Fabrício Vieira sobre o Tempo Pascal. O assessor diocesano de liturgia, Pe. Bruno Franco de Lima, trabalhou as dimensões práticas no ofício exercido pelos agentes nas paróquias.

Em entrevista, o sacerdote explicou que o encontro fechou um ciclo de formações que proporcionou “uma apostila consistente com a espiritualidade de cada tempo litúrgico, assim com um robusto hinário diocesano”. Segundo ele, iniciativas como a realizada ontem “ajudam a conhecer melhor o que é celebrado, permitindo uma vivência mais profunda do mistério celebrado”.

O encontro foi concluído com a Missa presidida pelo bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini.

Fotos: Marisa Calixto I Pascom Osvaldo Cruz