
Instituição de ministérios marca a Solenidade de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos no Seminário de Filosofia e Teologia
A Solenidade de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, padroeira do Seminário Diocesano de Filosofia e Teologia, em Marília, no último dia 22, foi marcada pela celebração eucarística com o rito de instituição dos ministérios de leitor e de acólito de dois seminaristas.
Presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Cipolini, a missa reuniu os futuros padres da Diocese, agentes do Serviço de Animação Vocacional – Pastoral Vocacional (SAV-PV), membros do Conselho de Formação, colaboradores da casa de formação e familiares dos seminaristas Carlos Rafner de Oliveira e Silva, que recebeu o ministério de acólito; e Felipe Robledo Ferreira, que foi instituído leitor.
“Nós estamos aqui como uma família que se reúne para apoiar dois irmãos nossos que dão um passo a mais rumo ao ministério sacerdotal”, motivou Dom Luiz.
ENTENDA OS MINISTÉRIOS
O leitor é instituído para o ministério de fazer a leitura da Palavra de Deus na assembleia litúrgica e, deste modo, tanto na Missa, como em outros momentos comunitários, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho. Já o acolitato é instituído enquanto ministério para cuidar do altar e auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração eucarística.
Após agradecer a Deus, ao bispo, ao reitor do Seminário de Filosofia e Teologia, Pe. Júlio Pereira de Souza Neto, ao SAV-PV, seminaristas, amigos, comunidades e familiares, em nome dos dois que receberam os ministérios, o acólito instituído ressaltou: “hoje também elevamos nosso louvor a Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe. Que ela interceda por nós, nos ajude a repetir com fidelidade o seu ‘sim’ e a permanecer firmes na vontade do Senhor em nossas vidas”.
Fotos: Érica Montilha I Diocese de Marília.