In Palavra do Bispo10 de maio de 2022

Missão: Aprendendo com Maria

Irmãos e Irmãs, meditando o Evangelho de São Lucas capítulo primeiro, dos versículos de 39 a 45, descobrimos que, depois de escutar e acolher o anúncio do Anjo Gabriel e dar o seu sim para gerar o Filho de Deus, Maria pôs-se a caminho para uma região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade de Judá, para servir sua prima Isabel, que estava grávida, em idade avançada.

Maria nos ensina, com a prontidão desse gesto, que a visita de Deus faz de nós visitadores daqueles a quem somos chamados a servir. Quando saímos ao encontro de alguém, devemos recordar que estamos imitando o que fez Maria, saindo ao encontro de Isabel. Maria foi ao encontro de Isabel levando Jesus em seu ventre e soube reconhecer nesse gesto a manifestação de Deus, por isso cantou: “A minha alma engrandece o Senhor e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lc 1,47).

Imitemos Maria, a fiel discípula do Senhor, coloquemo-nos em saída e no caminho da vivência da fé, que gera vida e nos liberta do medo. Assim como Isabel, também nós estamos todos precisando de cuidados, pois muitos de nós e boa parte da humanidade andamos feridos, doentes, estressados e ansiosos. Pensemos em Maria, na sua disponibilidade para com Deus, aceitando gerar e cuidar do seu Filho e no seu serviço a Isabel.

Hoje nossa espiritualidade mariana pode se concretizar nos muitos grupos que se reúnem para rezar o terço, suplicando a Maria sua intercessão e proteção, pedindo pelo fim desse tempo pandêmico, pela paz no mundo e tantas outras necessidades.

Rezando com fé veremos a nossa devoção se tornar missão na vida dos pequenos e desamparados, dos doentes e encarcerados, ou seja, daqueles que esperam a manifestação do amor de Deus e o terno amor de Maria.

Vamos aprender com Maria a ser uma Igreja sinodal. Uma Igreja que evangeliza e caminha na comunhão, participação e missão! Feliz mês Mariano!

DOM LUIZ ANTONIO CIPOLINI
BISPO DIOCESANO