In Notícias1 de maio de 2022

Morre Padre Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R. aos 74 anos

Hospitalizado desde o último dia 21 de abril, o missionário redentorista faleceu na madrugada deste sábado (30), em São Paulo (SP)

 

Faleceu neste sábado (30), aos 74 anos de idade, o missionário redentorista Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.

 

Em nota divulgada pelo Superior Provincial, Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R., a Congregação do Santíssimo Redentor confia “à  proteção do Senhor a vida preciosa do Pe. Luiz Carlos, que sempre fez da espiritualidade redentorista sua melhor companhia”.

 

Prossegue a nota:

 

“Seu amor pela Congregação e pela sua família sempre foi característica marcante deste nosso confrade, que hoje celebra sua Páscoa na certeza da ressurreição.

 

Aos familiares e amigos do Padre Luiz Carlos de Oliveira, expressamos condolências e os nossos mais sinceros sentimentos e solidariedade. Que a Mãe do Perpétuo Socorro, sempre presente na vida do tão querido Pe. Luiz Carlos, nos abençoe e nos proteja sempre”.

 

Biografia

 

Foto: Alessandro Cardoso

Conterrâneo de Pe. Vítor Coelho de Almeida, nascido no município de Sacramento (MG), em 21 de agosto de 1947, Pe. Luiz Carlos desempenhou diversas atividades na Congregação: foi pároco, trabalhou na formação de seminaristas, foi mestre de noviços, autor de diversos livros, trabalhou no Santuário Nacional e foi secretário provincial. Também escreveu diversos artigos, homilias e reflexões dominicais para o A12, função na qual atuou até março de 2022.

 

Em entrevista ao A12, certa vez o Pe. Luiz Carlos contou a história de sua vocação:

 

“Todos os anos o pároco, Pe. Ivo Soares, vinha para a festa do padroeiro. Meu pai dizia que eu disse que queria ser padre. Ele mostrou-me para o padre dizendo isso. Minha avó dizia que eu disse a ela: ‘Vó, um dia eu vou confessar a senhora’. Quando ela estava para morrer, eu já era estudante redentorista, eu lhe dei a comunhão, e ela então disse: ‘Posso morrer, porque o Luiz já me confessou’”.

 

Em 26 de fevereiro de 1959, Pe. Luiz Carlos iniciava sua caminhada no recém-inaugurado seminário redentorista em sua cidade natal. Contou o padre:

 

“A família decidiu colocar-me nesse seminário que estava ali perto, e não tão longe. Deram-me a vocação redentorista. Não gostei na hora, mas eu tinha 11 anos. Cursava o 3º ano primário”.

 

Pe. Luiz fez sua profissão religiosa em 02/02/1968 e foi ordenado padre em 23 de agosto de 1975. Sobre o despertar de sua vocação, ele dizia que a consciência de uma vocação missionária se deu no correr da formação, quando se ficava conhecendo a vida redentorista: “Nunca pensei em sair, sempre gostei de tudo. Passei momentos difíceis, mas foi tudo muito sereno”.

 

Missionário comprometido com o povo, o padre dizia gostar muito da vida comunitária e da espiritualidade da Congregação Redentorista:

 

“A vida religiosa não é um desafio, é um dom alegre e que preenche o coração”.

 

Reveja também uma entrevista do Pe. Luiz Carlos de Oliveira ao programa Fortes na Fé, da TV Aparecida, onde ele conta mais uma vez a história de sua vocação: https://youtu.be/evxzvGiGtJY

Fonte: https://www.a12.com/redentoristas/noticias/morre-padre-luiz-carlos-de-oliveira-c-ss-r-aos-74-anos