In Clero, Região II24 de junho de 2024

Nulidade matrimonial e encontro de presbíteros compõem tema de reunião na Região II

A Reunião do Clero e dos Consagrados da Região Pastoral II aconteceu na última quinta-feira, dia 20, e foi marcada pela reflexão sobre os processos de nulidade matrimonial e também sobre o 19º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP).

O Pe. Luiz Henrique de Araújo, membro da Pastoral Presbiteral, apresentou a temática refletida na 19ª edição do ENP que ocorreu entre os dias 24 e 30 de abril no Santuário Nacional de Aparecida (SP) com tema “Presbíteros: testemunhas da esperança” e o lema: “Alegres na esperança, perseverantes na tribulação, constantes na oração”. Junto com o Pe. Marcos Roberto Marques Ortega, o Pe. Luiz Henrique representou a Diocese de Marília no encontro nacional.

Sobre os assuntos referentes ao procedimento de nulidade matrimonial, a assessoria ficou por conta do Pe. Marcelo Antonio dos Santos, que cursa mestrado no polo de Marília da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo.

O padre, um dos juízes auditores da Câmara Eclesiástica Auxiliar da Diocese de Marília que funciona na Cúria Diocesana, esclareceu as principais dúvidas dos processos de nulidade.

A Carta Pastoral Peregrinos da Esperança, do bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, e a programação do Mês do Dízimo Consciente, que será celebrado em julho na Diocese, também integraram a pauta da reunião que ocorreu nas dependências da Paróquia Sagrada Família, de Lucélia.

O encontro, coordenado pelo missionário passionista e vigário episcopal da Região Pastoral II, Pe. Rogério de Lima Mendes, também acolheu o bispo e o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Marcos Roberto Cesário da Silva.