In Clero28 de junho de 2024

Pe. Afonso representa a Diocese no Encontro Estadual de Presbíteros

Entre os últimos dias 26 e 27, ocorreu o Encontro dos representantes dos Presbíteros do Regional Sul 1 do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Seminário Santo Antônio, em São Pedro (SP).

Com a participação de 41 sacerdotes representantes das dioceses paulistas, o encontro contou com a presença do arcebispo de Campinas e referencial para os presbíteros no Estado de São Paulo, Dom João Inácio Müller.

Da Diocese de Marília, o coordenador da Pastoral Presbiteral, Pe. José Afonso Maniscalco, esteve em São Pedro e destacou que o encontro girou em torno da espiritualidade do padre. Segundo ele, no primeiro dia, a partir da primeira carta de São Pedro e do Decreto do Concílio Vaticano II (1962-1965) sobre a vida e ministério dos Presbíteros, Presbyterorum Ordinis, o bispo referencial enfatizou que os presbíteros devem viver a caridade pastoral: “somos chamados a doar a vida na missão de salvar, cuidar, sarar os feridos no corpo e na alma”.

O Pe. Afonso, como é conhecido, explicou que o último dia foi dedicado ao Regimento dos Presbíteros e às sugestões de como os padres possam celebrar o Jubileu 2025.

Fotos: Divulgação