In Diocese8 de agosto de 2024

Representantes da Diocese participam de reunião da Sub-Região Botucatu

Aconteceu, na manhã de hoje, dia 8, a reunião com as lideranças pastorais da Província Eclesiástica de Botucatu. O encontro, que ocorreu no Seminário Diocesano de Filosofia e Teologia Rainha dos Apóstolos, em Marília, teve como tema principal o Jubileu 2025.

Como “Peregrinos da Esperança”, assessorados pelo Pe. Luis Fernando da Silva, secretário-executivo do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os bispos, padres e agentes de pastoral das dioceses de Araçatuba, Assis, Bauru, Lins, Marília, Ourinhos e Presidente Prudente, e da Arquidiocese de Botucatu, trabalharam as principais perspectivas pastorais para o Ano Jubilar.

“No processo do Sínodo sobre a sinodalidade, a Igreja nos dá a oportunidade de vivermos este grande Jubileu”, enfatizou o sacerdote ao discorrer o tema jubilar, “Peregrinos da Esperança”, escolhido pelo Papa Francisco: “pelo batismo nos tornamos peregrinos e a esperança, virtude teologal, nos ajuda a darmos passos de fé na peregrinação da vida”.

Pe. Luís Fernando destacou que o Ano Jubilar também se configura como uma ocasião da Igreja redescobrir a beleza do Concílio Vaticano II (1962-1965) e a centralidade da oração na vida dos fiéis. “Todo o Jubileu deve ser envolvido de uma dinâmica orante”, observou.

A reunião também apresentou os resultados da Coleta Nacional da Solidariedade que ocorreu em todas as comunidades brasileiras durante as celebrações do Domingo de Ramos nos últimos dias 23 e 24 de março, como Gesto Concreto da Campanha da Fraternidade (CF) 2024.

O montante arrecadado e a destinação social das oito dioceses da Província Eclesiástica de Botucatu foram partilhados enquanto resposta às ações conjuntas de comunicação da Sub-Região para a conscientização da CF.

Agendas dos diáconos permanentes e da Pastotal da Ecologia Integral (PEI) na Sub-Região também integraram a pauta da reunião.

FORÇA, SAÚDE E CORAGEM

Na oportunidade, em tons de despedida, o bispo diocesano de Marília e presidente da Sub-Região Botucatu, Dom Luiz Antonio Cipolini, agradeceu o empenho de Dom Francisco Carlos, atualmente bispo de Lins, recentemente nomeado para a Diocese de Jaú que será instalada no próximo dia 7 de setembro.

“Força, saúde e coragem na nova missão”, enfatizou Dom Luiz em agradecimento a Dom Francisco pelos anos à frente da Diocese de Lins e pelo favorecimento da comunhão pastoral na Província.

“Agradeço a todos que comigo participaram da pastoral em Lins e em nossa Província. Gratidão a Deus pela amizade, solidariedade e comunhão que reina entre os bispos da Sub-Região e os padres que nos assessoram”, disse Dom Francisco em sua última reunião em Marília.

O atual bispo de Lins agradeceu a lembrança e consideração dos presentes e acrescentou: “convido a todos para a instalação da Diocese de Jaú no Dia da Independência do Brasil”.

DA DIOCESE

Além de Dom Luiz, participaram da reunião os padres Marcos Roberto Cesário da Silva, coordenador diocesano de pastoral; José Afonso Maniscalco, coordenador da Pastoral Presbiteral; Júlio Pereira de Souza Neto, reitor do Seminário; e Tiago Aparecido de Souza Barbosa, assessor da Pastoral da Comunicação.

Com os ministros ordenados também estiveram presentes Fátima Rodrigues do Nascimento, secretária do Centro Diocesano de Pastoral (CDP); Irene Bernardo, das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs); Maria Angélica Galiote Silva, da Pastotal da Criança: e Wellington Aparecido Silva, da PEI.

Fotos: Vinícius Cruz I Departamento de Comunicação