In Brasil e o Mundo11 de março de 2022

Romaria dos Bispos Eméritos do Regional Sul 1 a Aparecida

Nesta segunda-feira, dia 7 de março, aconteceu a primeira peregrinação dos Bispos Eméritos do Regional Sul 1 ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que se iniciou com a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Nelson Westrupp, SCJ, bispo emérito da Diocese de Santo André, e membro da Comissão Nacional dos Bispos Eméritos. No início da celebração, os Bispos foram acolhidos pelo arcebispo metropolitano Dom Orlando Brandes, que expressou sua alegria em receber os bispos eméritos na casa da Mãe Aparecida.

Após a celebração, os bispos eméritos se reuniram com a presidência do Regional Sul q da CNBB, e cada um pode partilhar a vida, os desafios da emeritude, e as atividades que têm realizado. Na ocasião Dom Nelson expressou sua alegria pelo encontro e destacou a importância da iniciativa. Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo de Mogi das Cruzes e Presidente do Regional, em sua fala agradeceu a presença dos Bispos Eméritos e destacou a importância do ministério episcopal de cada um, dizendo ser um dom de Deus e testemunho para toda a Igreja.

O encontro foi encerrado com um almoço oferecido pela comunidade redentorista do Santuário Nacional. Foi um bonito momento de convivência, partilha e oração, destacou o padre Thiago Faccini Paro, secretário executivo do Regional, que informou que os Bispos presentes fixaram que a romaria deverá acontecer todos os anos, sempre na primeira segunda-feira da quaresma.

O encontro também contou com a presença de Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto e referencial para os Bispos eméritos e de toda a Presidência do Regional Sul 1 da CNBB. Atualmente o estado de São Paulo tem 32 bispos eméritos.

Fonte: Romaria dos Bispos Eméritos do Regional Sul 1 a Aparecida | CNBB Regional Sul 1 (cnbbsul1.org.br)