In Diocese16 de fevereiro de 2022

A informação e a interatividade foram levadas em consideração na estruturação do website que recebeu um visual mais contemporâneo que se alinha com os novos recursos tecnológicos. Pela página da internet, fiéis poderão fazer seus pedidos de oração de modo reservado.

Neste dia 16 de fevereiro, a Diocese de Marília celebra seus 70 anos de criação. A instalação, porém, ocorreu no dia 12 de outubro de 1952. Por isso, para comemorar a Bodas de Vinho, uma série de atividades estão sendo programadas ao longo de 2022, como a visita missionária das relíquias de Santa Teresa de Lisieux.

Como primeira atividade da celebração dos 70 anos, a Diocese lança hoje seu novo site. Com o objetivo de proporcionar mais interatividade entre o clero, os fiéis e a sociedade, o website da Diocese de Marília ganhou uma repaginação completa que buscou a melhoria da ergonomia de navegação e a ampliação da cadeia de dispositivos que podem acessá-lo.

O novo layout, desenvolvido pela Adora Comunicação, agência católica especializada em comunicação eclesial, recebeu a cooperação dos colaboradores do Departamento de Comunicação da Diocese e do Centro Diocesano de Pastoral (CDP).

“Com nossas ações na área da comunicação, aliadas ao esforço evangelizador de toda a Diocese, queremos instaurar cada vez mais uma comunicação que integre as paróquias, pastorais, movimentos e organismos para gerar a comunhão, pressuposto básico da missão eclesial!”, disse o Pe. Tiago Barbosa, assessor da Pastoral da Comunicação (Pascom).

Para o publicitário Vinícius Cruz, colaborador do Departamento de Comunicação, a informação e a interatividade foram levadas em consideração na estruturação da página na web com um visual mais contemporâneo que se alinha com os novos recursos tecnológicos, e ressaltou uma novidade: “contamos com uma área onde os internautas podem fazer seus pedidos de oração”.

Os pedidos têm caráter reservado e, por isso, não se tornarão públicos. Levados aos alteres de toda a Diocese, “estaremos sempre unidos também nas preces”, enfatizou o Pe. Tiago.

IDENTIDADE VISUAL

A logo das Bodas de Vinho acompanhará todas as atividades programadas para a celebração ao longo do ano. Conheça os elementos que integram a identidade visual das sete décadas de evangelização da Diocese de Marília:

• Ao centro, o círculo na cor vinho lembra a aliança de Deus para com a humanidade e, como os 70 anos remetem as Bodas de Vinho, o roxo simboliza que há sete décadas a aliança de Deus é manifestada no território diocesano por meio da ação evangelizadora da Diocese;
  • Cruz: centro da fé e sentido primordial do esforço de nossos bispos, padres, diáconos, religiosos, religiosas, leigos e leigas ao longo dos 70 anos de história;
  • os elementos dos 70 anos e cruz, juntos, lembram a comemoração e suas cores as três regiões pastorais que compõem a Diocese de Marília. O azul remete a Região Pastoral III e recorda o Rio Paraná que marca fortemente das cidades que integram este limite territorial; já a cor vermelha simboliza o solo e a agricultura, base da economia da Região Pastoral II, sobretudo o café, o amendoim e a pecuária; e, por fim, a cor amarela sinaliza a indústria alimentícia que caracteriza a Região Pastoral I;
  • a indicação da Diocese e dos anos em torno da aliança reforçam o compromisso na efetivação do Reino de Deus por meio da evangelização;
  • lema “Comunhão, Participação e Missão”, o mesmo do Sínodo 2021-2023, enaltece a eclesiologia e o comprometimento da Diocese para com o Magistério eclesial e com o Papa Francisco.