In Pastorais e movimento, Diocese16 de fevereiro de 2022

Campanha da Fraternidade convida clero e fiéis à educação integral que promova cultura do encontro

Em 2022, o tema da CF será “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31, 26). Tradicionalmente, na Diocese de Marília, padres e agentes de pastoral recebem formação nas Regiões Pastorais. De acordo com o padre assessor, a iniciativa “tem como objetivo educar para a fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho, a fim de que todos tenham vida, e vida em plenitude”.

Com a celebração da Quarta-feira no próximo dia 2 de março, a Igreja inicia o período da Quarema. No Brasil, todos os anos desde a década de 60, este momento litúrgico, marcado pela oração e convite à conversão, recebe a Campanha da Fraternidade (CF) como base para a reflexão dos fiéis.

Para a CF, sempre “um tema social é escolhido para ser debatido, refletido e principalmente assumido, como compromisso de vida, para a transformação da sociedade, a partir das interpelações que estes temas nos provocam”, indicou o Pe. Danilo Nobre dos Santos, assessor da CF na Diocese. Em 2022, o tema da CF será “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31, 26).

Segundo o sacerdote, a iniciativa “tem como objetivo educar para a fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho, a fim de que todos tenham vida, e vida em plenitude”. Realizada em todos os anos, o sacerdote explicou que a CF “convoca a todos os cristãos e os homens de boa vontade a viverem autenticamente o período quaresmal como um caminho de renovação interior que incide na vida do próximo”.

Para que o clero e os fiéis conheçam a abordagem da CF e sejam propagadores da proposta junto à reflexão quaresmal, há anos a Diocese de Marília oferece momentos formativos para o clero e agentes nas regiões pastorais. No dia 09 de fevereiro, os padres e consagrados da Região Pastoral III estiveram no Santuário Nossa Senhora de Fátima, de Dracena, para a reflexão. Na mesma cidade, mas no domingo, dia 13, foi a vez dos agentes de pastoral na Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Hoje, dia 16, em Parapuã, o clero e religiosos da Região Pastoral II se reuniram para o estudo. No próximo domingo, dia 20, serão os agentes de pastoral estarão no mesmo local para a formação.

Na próxima semana, a experiência formativa da CF será na Região Pastoral I. No dia 23, em Vera Cruz, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, será a vez dos padres e consagrados e, em Marília, o domingo será de reflexão para os leigos e leigas em Marília, na Paróquia Santo Antônio.

“Convidamos todos os agentes de pastoral ligados à CF, os profissionais da educação e a todas as pessoas interessadas pelo tema, que participem conosco destes momentos formativos, a fim de que desenvolvamos bem esta nova Campanha em nossa Diocese com o compromisso de nossa participação concreta na Coleta da Solidariedade, prevista para o dia 10 de abril, Domingo de Ramos, em todas as comunidades paroquiais”, afirmou o Pe. Danilo.

EDUCAÇÃO

Em entrevista, o assessor disse que “é a terceira vez que a Campanha abordará o tema da Educação”. A primeira, em 1982, foi acompanhando o nascimento da Pastoral da Educação e, em 1998, mais uma vez a CF abordou o temática “fazendo lembrar o papel da família como primeira educadora da sociedade”, explicou.

Neste ano, a proposta da CF é impulsionada pelo Pacto Educativo Global, inspiração do Papa Francisco, com uma convocação para que todos os atores envolvidos no processo educativo, isto é, “as famílias, as Igrejas, as escolas e toda a sociedade, assumam uma educação integral que promova a cultura do encontro para uma sociedade mais sustentável, respeitosa dos direitos humanos e que cuide do planeta, nossa Casa Comum”.