In Notícias11 de março de 2022

A Quaresma: tempo favorável para a confissão

Amados irmãos e irmãs, a Quaresma é o tempo favorável para a conversão, para a confissão sacramental, para romper com a indiferença e vivenciar o amor e a solidariedade. São 40 dias que nos preparam para viver e celebrar o mistério central da nossa fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.

O profeta Joel, cinco séculos antes do nascimento de Jesus, diante dos sofrimentos e calamidades, exortou o povo à conversão e convidou os sacerdotes a chorar pedindo: “Senhor, tem piedade do teu povo!” (2,17). O grito do profeta nos lembra que a conversão é uma graça. É o Senhor que toma a iniciativa e procura a “ovelha perdida”; é Ele que está continuamente à espera da volta do “filho pródigo”; é Ele que aguarda a nossa confissão: “Vou-me embora, procurar meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra o Céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho” (Lc 15, 18).

O pecado é o verdadeiro mal a ser vencido, pois impede a harmonia da pessoa com Deus, consigo mesma e com a comunidade de fé. O pecado provoca angústia e fere as relações fundadas na verdade, no amor, na justiça e na solidariedade; afasta de Deus e pode produzir a morte eterna.

O remédio que nos é dado no sacramento da confissão é a misericórdia de Deus que, movido por compaixão, perdoa, reconcilia e restaura a pessoa.

Jesus nos ensinou que o Pai é rico em misericórdia: “Ele estava ainda ao longe, quando seu pai o viu, encheu-se de compaixão, correu e lançou-se ao pescoço, cobrindo-o de beijos” (Lc 15, 20).

Para receber o dom da misericórdia de Deus, o penitente pede o sacramento da confissão ou reconciliação com fé, humildade e coração contrito, sempre que a consciência o exigir. Ele se entrega ao abraço do Pai que, ao perdoá-lo, reintegra-o em sua condição de discípulo e membro da Igreja. Eis os atos do penitente para uma boa confissão: o exame de consciência, o arrependimento, o firme propósito de não mais pecar, a confissão dos pecados perante o sacerdote e o cumprimento dos atos de penitência indicados pelo mesmo, para reparar o dano causado pelo pecado.

O sacramento da confissão, como todo sacramento, é ordenado à Eucaristia. É um momento de graça onde acontece o amor e a reconciliação das pessoas com Deus, entre si e consigo mesmas. Desejo a todos uma ótima confissão e excelente Quaresma!

Dom Luiz Antonio Cipolini é bispo diocesano de Marília (SP).