In Diocese5 de março de 2021

Centro de Pastoral prepara encontro entre os coordenadores de conselhos paroquiais

A reunião online “surge com a motivação de promover nas Paróquias uma comunhão entre os trabalhos locais e, consequentemente, com toda a Diocese”, realça o Pe. Marcos Roberto Cesário da Silva, responsável pela pastoral diocesana.

O Centro Diocesano de Pastoral (CDP) promove encontro online com os coordenadores e vice coordenadores dos Conselhos Paroquiais de Pastoral (CPP).

A reunião ocorrerá via Google Meet no próximo dia 9 de março, às 20h, e será ministrada pelo assessor diocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom), Pe. Tiago Barbosa. As inscrições para o evento já estão abertas por meio do site da Diocese.

Conforme relatado pelo coordenador diocesano de pastoral, Pe. Marcos Roberto Cesário da Silva, o evento trata-se de uma proposta do plano de pastoral vigente entre os anos de 2017 e 2020. Como explicou o Pe. Marcos, a iniciativa deveria ocorrer no ano anterior, mas com o início da pandemia, foi remarcada para o primeiro trimestre de 2021. “Este encontro já ocorreu nos anos anteriores e tem como intuito responder algumas indagações sobre o que seria uma Pastoral de Conjunto ou uma Pastoral Orgânica”.

O padre responsável pela pastoral na Diocese explica que a coordenador de conselho pastoral de cada paróquia deve sempre buscar a unidade entre as pastorais, movimentos e comunidades, e exercer o apostolado em sintonia com a Região Pastoral, com o bispo diocesano e com o CDP. “Visto que aquele que exerce a função de coordenação paroquial tem que trabalhar a comunhão entre os serviços da sua Paróquia, é necessário que esteja muito o claro o conceito Pastoral Orgânica, como agilizar de modo coerente os trabalhos paroquiais” e enfatiza que o encontro digital da próxima semana “surge com a motivação de promover nas paróquias uma comunhão entre os trabalhos locais e, consequentemente, com toda a Diocese”.