In Notícias10 de agosto de 2022

Comissão promove jornada catequética com o tema “catequese e família”; conferencistas internacionais confirmados

A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove nos dias 10 e 11 de agosto, das 20h às 21h30, em modalidade virtual, a jornada catequética com o tema “Catequese e Família”. A iniciativa tem por objetivo ajudar a despertar e animar as comunidades eclesiais sobre a importância da catequese de iniciação à vida cristã com inspiração catecumenal nas famílias, que são sujeitos da catequese.

Segundo o assessor da Comissão, o padre Jânison de Sá, a família é a primeira educadora da fé de seus filhos. Ele afirma que o contexto atual exige de todos os agentes de pastorais e movimentos eclesiais um trabalho mais articulado onde se procura unir forças num grande mutirão evangelizador superando assim a “departamentalização”.

Padre Jânison salienta que é urgente procurar o envolvimento das famílias, de alguns de seus membros ou de pessoas ligadas a elas. “A família cristã é a primeira e mais básica comunidade eclesial. Nela se vivem e se transmitem os valores fundamentais da vida cristã. Ela se chama Igreja Doméstica” (DAP, 204).

“A iniciação à vida de fé na família acontece naturalmente a partir das relações de afeto, acolhida, gratuidade, nos momentos de alegria e dor e no testemunho de fé de seus membros. Seria importante resgatar também a possibilidade dos pais e avós narrar aos filhos a sua fé, as historias bíblicas e os fatos da vida que nos ensinam”, afirma o padre.

O que diz o Diretório para a Catequese com relação às famílias?

O Diretório para a Catequese (2020) apresenta novas possiblidades para a catequese com as famílias.  O Documento motiva a fazer encontros formativos e orantes com as famílias dos catequizandos.

“Nos itinerários de catequese a serviço da iniciação à vida cristã é importante dedicar mais tempo às famílias oferecendo oportunidade de convivência e formações para ajudar a crescer na fé e nas relações de amizade e  solidariedade na comunidade eclesial missionária”, afirma o padre Jânison.

Já está presente em nossas realidades a catequese com os pais dos filhos que estão na catequese, mas o Diretório para a Catequese (2020) pede para buscar novos caminhos da catequese com as famílias. Por isso, segundo o padre Jânison, as comissões de catequese a serviço da iniciação à vida cristã com inspiração catecumenal são desafiadas a buscar novos percursos para uma catequese querigmática e mistagógica com os que se preparam para o matrimônio, com os jovens casais e com os pais que pedem o batismo para seus filhos (cf. DC 232).

Programação da jornada catequética

A jornada catequética poderá ser acompanhada pelo canal da Catequese do Brasil, no Youtube, e pelas redes sociais da CNBB, no Youtube.

No primeiro dia, 10 de agosto, haverá a participação da Carmita Coronado, do Equador, que abordará a temática “Catequese e Família”.  Na sequência haverão dois testemunhos, um deles é do padre Luciano Tokarski, da arquidiocese de Curitiba (PR) e Rossana Maria Ferreira dos Santos, da diocese de Oeiras (PI).

Já no segundo dia, 11 de agosto, a temática “História da Catequese familiar no Chile” será abordada pelo Daniel Morales Figueroa, do Departamento de Catequese do Chile. Ainda outros testemunhos estão previstos, um deles do Pedro Henrique Mendonça Fernandes e Laiara Cristina Leite Mendonça, da diocese da Campanha (MG); do Victor de Paiva, da diocese de Castanhal (PA) e o do Airton Bonet e Andréia Bonet, da diocese de Joinville (SC).

Fonte: https://www.cnbb.org.br/comissao-promove-jornada-catequetica/