In Notícias6 de setembro de 2023

Conselho Diocesano de Pastoral reflete Sínodo e prepara calendário para 2024

Com objetivo de uma Igreja Mãe onde os filhos caminham juntos, como sugere o vocábulo “sínodo”, no último sábado, dia 2, o Centro de Convivência Monsenhor Afonso Hafner, da Paróquia São Pedro Apóstolo, de Tupã, acolheu a reunião ordinária do Conselho Diocesano de Pastoral.

Na ocasião, o bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, e o Pe. Marcos Roberto Cesário da Silva, coordenador diocesano de pastoral, explanaram a etapas do “Sínodo sobre a sinodalidade”, que ocorrerá em Roma no próximo mês de outubro com a presença do Papa Francisco, e sobre todo o processo sinodal preparatório que a Igreja vive em todo o mundo e que a Diocese de Marília participou ativamente.

O encontro, que reúne coordenadores leigos e padres assessores das diversas pastorais, movimentos, organismos e serviços eclesiais presentes na Diocese, também tratou sobre o calendário de atividades para 2024 e a previsão financeira a fim de que todas as atividades possam ocorrer com tranquilidade no próximo ano.

Para a coordenadora do Conselho Diocesano de Pastoral, Rosa Fernanda Gutierres Castanha, que representa a Catequese,
a reunião “é uma excelente oportunidade para juntos refletirmos sobre a caminhada de nossa Igreja, proposta do Sínodo, a partir da escuta de cada membro”.

Ela inda ressaltou que o encontro das lideranças diocesanas toca a extensa realidade da Diocese de Marília e, com isso, os participantes têm a possibilidade de conhecer “as dificuldades, receber sugestões e fazer propostas para que possamos juntos encontrar soluções que ajudem a colocar em prática algumas ações reais para nossa caminhada pastoral”, completou.

A Renovação Carismática Católica (RCC), no Conselho, é representada por Damiana de Cassia Bernardo Silvério que, como secretária, explicou que o encontro do último sábado ajudou os agentes de pastoral a levarem o método de escuta, proposto pelo Sínodo, aos seus pares, nas bases de cada paróquia, pastoral, movimento, organismo, associação e serviço eclesial presente na reunião.

Fotos: Gustavo Uriel | Diocese de Marília