In Notícias18 de janeiro de 2024

Diocese promove curso de formação teológica nas regiões pastorais

Há duas décadas, a Diocese de Marília oferece o Curso de Teologia para Leigos e Consagrados (CTLC) para a formação integral dos agentes de pastoral. Com quatro polos espalhados no território diocesano, a iniciativa que visa o aprimoramento da fé por meio do estudo, funciona nas três regiões pastorais com unidades em Marília (Região I), Adamantina e Tupã (Região II) e Dracena (Região III).

“Convido a todos para participarem do Curso de Teologia! Por meio do Magistério eclesial e das Sagradas Escrituras, em nossas aulas, podemos conhecer a Jesus Cristo, amá-Lo e segui-Lo cada dia mais”, ressaltou o bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Cipolini, ao incentivar os agentes de pastoral e consagrados para se tornarem alunos do CTLC.

Com inscrições abertas via site da Diocese de Marília (www.diocesedemarilia.com.br) até o dia 31 de janeiro, o CTLC tem duração de três anos com uma ou duas aulas semanais, dependendo da Região Pastoral. O missionário orionita, Pe. Osvaldir Ribeiro Mendes, que coordena o curso na Região III, explicou que diante das transformações do mundo, é urgente uma formação em todas as dimensões da vida, seja humana ou eclesial, e o CTLC oferece tais ferramentas aos seus alunos. “Evangelizar com qualidade, à luz da Palavra e do Magistério da Igreja”, acrescentou resumindo o objetivo da iniciativa.

“É uma oportunidade única de aprofundamento espiritual, permitindo que nos tornemos agentes de transformação em nossas paróquias e sociedade”, disse o secretário do CTLC na Região II, Adriano Henrique Penna, ao destacar que os alunos além de receberem um conteúdo fundamental para a compreensão e vivência da fé, têm a oportunidade de “desempenhar um papel mais ativo em suas comunidades, contribuindo para a construção de uma fé sólida e enraizada”.

Para o Pe. Willians Roque de Brito, coordenador do CTLC na Região Pastoral I, fazer o curso significa acolher o chamado de Jesus e contribuir para a transformação do mundo, avançando para águas mais profundas e dando “razão à própria esperança em Cristo”. O sacerdote explicou que “um bom cristão não quer apenas saber aquilo que já conhece, mas deseja buscar sempre e cada vez mais o Senhor, a fim de discernir os sinais de sua presença e ter uma amizade profunda com Ele”.

Fotos: Letícia Gracino I Colaboradora da Pascom Diocesana (Formatura da XX Turma do CTLC da Região Pastoral I, em 19/12/2023, na Catedral Basílica de São Bento).