In Clero, Região I1 de abril de 2022

Dom Luiz, juntamente com o Papa Francisco e os bispos do mundo, realiza consagração da Ucrânia e da Rússia ao Imaculado Coração de Maria

Na Catedral Basílica de São Bento, em Marilia, o bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Cipolini, celebrou missa da Solenidade da Anunciação do Senhor e, em espírito de unidade, realizou ato de consagração da humanidade, em especial da Rússia e Ucrânia, que estão em conflito desde o último dia 24 de fevereiro

No último dia 21 de março, o Papa Francisco convidou os bispos de todo o mundo e solicitou os sacerdotes, os religiosos e os outros fiéis para se unirem em oração na última sexta-feira, dia 25 de março, Solenidade da Anunciação do Senhor, em um ato de Consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria.

Atendendo ao chamado do Romano Pontífice, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Nunciatura Apostólica, fizeram ato com a celebração Eucarística, diretamente da Capela de Nossa Senhora Aparecida, sede na sede da conferência episcopal, em Brasília (DF). A celebração foi presidida bispo auxiliar do Rio Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, e transmitida pelas TV´s de inspiração católicas. Durante a homilia, o bispo destacou o convite do Papa Francisco para o ato de oração pela paz e ressaltou que “guerra nunca se justifica, guerra nunca tem razão de ser, a não ser, exceto pelo pecado no meio de nós, porque o sonho do céu, o sonho plantado no coração de cada um de nós, o sonho que Criador deixou dentro de nós, o sonho que o Redentor nos purificou pra Ele, o sonho que o Espirito Santo nos santifica para isso é um sonho de paz”.

Na continuidade da programação, às 17h00, horário Roma, o Papa Francisco presidiu a Celebração da Penitência na Basílica de São Pedro e, ao final, consagrou a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, ato este que foi realizado no mesmo dia, em Fátima, Portugal, pelo esmoleiro do Papa, cardeal Konrad Krajewski. Durante sua reflexão, Francisco enfatizou que “nesses dias, notícias e imagens de morte e guerra continuam a entrar pelas nossas casas enquanto as bombas destroem as casas de muitos de nossos irmãos e irmãs. Este ato não se trata de uma fórmula mágica. Trata-se de um ato de esperança e de colocarmos os corações aflitos pela guerra nas mãos de Nossa Senhora”.

Nesta unidade, o bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, presidiu a Eucaristia na Catedral Basílica Menor de São Bento Abade, em Marília, e refletiu, em sua homília, as palavras do anjo Gabriel na anunciação a Nossa Senhora e destacou que “Deus está presente e a iniciativa é d´Ele, algo que não podemos esquecer que quando pensamos em ir até Deus é que Ele já veio até nós e nos chamou, por isso, o anjo Gabriel diz ‘o Senhor está contigo!’. Deus está conosco, Ele é o Emanuel, Deus está com o seu povo, Deus está com Maria, Ele está conosco, Deus está presente, embora, muitas vezes, nós não tenhamos o tempo, a paciência, a percepção de que Ele está presente.

O bispo, ao final da liturgia, realizou o Ato de Consagração como solicitado pelo Papa Francisco.