In Pastorais, Região II1 de abril de 2022

Paróquias de Marília se unem para momento de espiritualidade e preparam almoço de Páscoa para os moradores de rua

Impulsionados pelo espírito de sinodalidade, proposto pelo Papa Francisco, agentes da Pastoral com os irmãos em situação de rua das paróquias da cidade de Marília se encontraram para momento de espiritualidade e organização de evento para a população de rua. Iniciativa conta com a participação de grupos espíritas com agenda até o final do ano.

Na noite do último sábado, dia 26, dezenas de agentes da Pastoral com os Irmãos de Rua, da cidade de Marília, se reuniram na Igreja Matriz da Paróquia Santa Rita de Cássia para uma noite de espiritualidade. O encontro se iniciou com a celebração Eucarística presidida pelo Pe. Tiago Barbosa.

Após a missa, o sacerdote conduziu um momento de oração em torno do Evangelho de São João 1, 35-42. Na reflexão, o padre motivou os presentes a permanecerem fiéis no trabalho e buscarem sempre a providência divina: “saber que não estamos sozinhos, tem um Outro conosco, que é Jesus, que no dia seguinte nós da força, nos impulsiona e nos leva para Deus. No espírito de sinodalidade, somos Igreja em caminha para o céu com os pés na realidade, transformando-a por meio de nossos esforços, conversão e ação social”.

Para a agente de pastoral Sonia Maria de Oliveira, do Santuário Nossa Senhora da Glória, de Marília, o momento de espiritualidade foi muito válido, pois “quando vamos a um trabalho de servir, focamos no pré e pós trabalho e, de certo modo, agimos no automático, deixando um pouco o espiritual de lado”, ressaltou.

A fiel ainda compartilhou seu testemunho e experiência no serviço pastoral: “em um dos acampamentos que estava fazendo e fui convidada a participar da Pastoral da Solidariedade, como é chamada no Santuário, logo ao ingressar veio a pandemia; então a ação pastoral deu uma parada, mas atuávamos nas outras ações como Igreja e na assistência com a cesta básicas para famílias cadastradas do distrito de Rosália! Depois, com o início da melhora da pandemia, começamos a retornar com o café aos moradores em situação de rua. O trabalho é árduo, dependente de doações, além do mais, levamos, inclusive, ração aos animais de estimação dos assistidos. Então, a experiência do servir me fez ter uma proximidade e empatia maior com os assistidos, aumentando o grau de sensibilidade, que me auxiliou muito no meu amadurecimento espiritual”.

ALMOÇO DE PÁSCOA

A equipe católica da cidade, juntamente com os centros espíritas Chico Chavier e Semeadores de Luz, e o Grupo Doação e Amor, preparam, desde de o mês de fevereiro, uma ação para o próximo domingo, dia 09. Trata-se de uma manhã repleta de atividades no salão da Paróquia Santo Antônio, no centro de Marília, em comemoração à Páscoa de nosso Senhor Jesus Cristo. Os moradores de rua receberão café da manhã, banho, corte de cabelo e barba, música ao vivo, atividades recreativas para as crianças, alguns exames e orientações sanitárias, realizadas pelos alunos do curso de Enfermagem da Universidade de Marília (Unimar), e almoço comemorativo de Páscoa.

Ainda é planejado para o ano de 2022 mais dois eventos semelhantes, um para a celebração do Dia Mundial dos Pobres, em novembro e, em dezembro, por ocasião do Natal. Uma jornada de estudos e espiritualidade que envolve a temática da população de tua também está sendo preparada para o segundo semestre numa parceria entre as paróquias católicas de Marília, os centros espíritas citados e a Faculdade João Paulo II (Fajopa).