In Notícias3 de junho de 2023

Em Assembleia estadual, Dom Luiz Antonio é eleito presidente da Sub-região Botucatu

Nesta semana, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), o bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, também referencial da Pastoral Carcerária no Estado, foi escolhido como animador da ação evangelizadora na Sub-região que abarca a Arquidiocese de Botucatu e as dioceses de Assis, Araçatuba, Bauru, Lins, Marília, Ourinhos, e Presidente Prudente.

 

Da última terça-feira, dia 30 de maio, até ontem, dia primeiro de junho, os arcebispos e bispos paulistas, juntamente com os padres coordenadores (arqui) diocesanos de pastoral e agentes representantes dos organismos vinculados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estiveram reunidos em Indaiatuba (SP), no Mosteiro de Itaici, para a realização da 58ª Assembleia do Conselho Episcopal do Regional Sul 1 (CONSER Sul 1).

Da Diocese de Marília, participaram o bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Cipolini, e o Pe. Marcos Roberto Cesário da Silva, que coordena a pastoral nas 65 paróquias e 37 cidades que compõem o território diocesano.

O encontro episcopal teve como tema “Uma Igreja em saída para as periferias” e foi marcado pela eleição da nova presidência da entidade. Na tarde de quarta-feira, dia 31 de maio, em sessões reservadas, o episcopado paulista elegeu os bispos que, no próximo quadriênio (2023-2027), animarão a ação evangelizadora nas seis arquidioceses e 36 dioceses do Estado de São Paulo.

Dom Júlio Endi Akamine, arcebispo metropolitano de Sorocaba; Dom Moacir Silva, arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto; e Dom Frei Carlos Silva, um dos bispos auxiliares de São Paulo, foram escolhidos, respectivamente, presidente, vice-presidente e secretário do Regional Sul 1 da CNBB.

A entidade, que abarca todo o Estado de São Paulo, pastoralmente, para favorecer a evangelização, é dividida em sete sub-regiões, a saber, Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto 1, Ribeirão Preto 2, Sorocaba e São Paulo.

Durante a escolha, o bispo diocesano de Marília foi eleito presidente da Sub-região Botucatu, que compreende as dioceses de Assis, Araçatuba, Bauru, Lins, Marília, Ourinhos e Presidente Prudente, e a Arquidiocese de Botucatu. Na sessão de eleição, como pede o estatuto do CONSER Sul1, Dom Luiz Antonio disse o seu “sim” e, na manhã de ontem, juntamente com a presidência da entidade, e os bispos escolhidos para as outras seis sub-regiões pastorais, conduziram a última celebração Eucarística da Assembleia.

Dom Luiz Antonio também é o bispo referencial no Estado de São Paulo para a Pastoral Carcerária.

 

Fotos: Pascom I Regional Sul 1