In Notícias25 de setembro de 2022

Em duas comitivas, Regional Sul 1 cumpre agenda no Vaticano

Os líderes religiosos das 6 arquidioceses, 36 dioceses e 3 eparquias do Estado de São Paulo participam da Visita Ad Limina Apostolorum. Enquanto um grupo concluiu as atividades na noite de ontem, dia 23, em Roma, no Brasil, os bispos das regiões de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto embarcavam para o início da programação que tem seu ápice num encontro com o Papa Francisco

REGIONAL NO VATICANO

Nestes dias, episcopado do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as arquidioceses, dioceses e eparquias do Estado de São Paulo, peregrina em Roma para a Visita Ad Limina Apostolorum.

A iniciativa, que tem seu ápice num encontro com o Papa, trata-se de momentos de oração nas basílicas romanas e reuniões nos departamentos curiais que auxiliam o Romano Pontífice na administração universal da Igreja. Como o Regional Sul 1 possui um grande número de bispos, o episcopado foi dividido em duas comitivas.

Como uma verdadeira peregrinação, os líderes religiosos paulistas desde a última segunda-feira, dia 19, até o próximo dia 30 de setembro, em dois grupos, rezam pela ação evangelizadora no Estado e por todo o povo fiel das 6 arquidioceses, 36 dioceses e 3 eparquias que integram o Regional.

“Nossa celebração encerrou a Visita Ad Limina. Refletimos a fé de São Pedro, cuja Igreja foi constituída e nós, bispos, estamos unidos como sucessores dos apóstolos”, indicou dom Edmilson Amador Caetano, bispo diocesano de Guarulhos e vice-presidente do Regional, na tarde de ontem, dia 23, ao presidir a última Missa da programação do grupo 1, que concentrou os 27 bispos e um padre administrador diocesano das regiões de Aparecida, São Paulo e Sorocaba.

Em sua homilia, durante celebração na Basílica São Paulo Fora dos Muros, dom Edmilson também destacou a figura do Apóstolo Paulo que, para ele, ajuda o episcopado a entender “a catolicidade eclesial. Em Paulo, compreendemos e aprendemos o que é ser uma Igreja em saída”, finalizou.

Nesta última agenda, no local onde o Apóstolo está enterrado, eles rezaram pela ação evangelizadora em todo Estado. Ainda ontem, um momento de convivência reuniu os bispos na Embaixada do Brasil junto à Santa Sé.

NO BRASIL

Enquanto isso, em território brasileiro, o episcopado das províncias de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto se preparava para o embarque no Aeroporto Internacional de São Paulo/ Guarulhos. O segundo grupo do Regional, composto por 25 bispos e um padre administrador diocesano, inicia as atividades da Visita Ad Limina na próxima segunda, dia 26, até o dia 30.

BASTIDORES

O secretário administrativo do Regional, Pe. Michel Santos, serviu o grupo de bispos na semana que passou. Em suas palavras, foram momentos únicos e enriquecedores: “vivenciar esse processo de escuta por parte da Santa Sé, e poder partilhar a vida de nossas Igrejas Particulares, têm sido dias de muita graça e renovação”, destacou. Nos próximos dias, os bastidores do segundo grupo será de responsabilidade do Pe. Thiago Faccini, secretário executivo.

Visita Ad Limina 2022: O Regional Sul 1 da CNBB ao encontro do Papa Francisco!

#CNBBSul1 #RezempelosBispos #VisitaAdLimina #DomLuizNoVaticano

Fotos: Pe. Michel dos Santos e Pe. Thiago Faccini / Regional Sul 1 da CNBB