In Diocese2 de março de 2022

Missas com imposição de cinzas marcam a abertura da Quaresma

Celebrações recordam o diálogo de Deus com Adão após o pecado: “Pois tu és pó, e ao pó tornarás” (Gn 3,19). No Brasil, a Igreja inicia também a Campanha da Fraternidade (CF) que, em 2022, terá a educação como temática. Na Diocese de Marília, um subsídio e uma série de vídeos auxiliarão os fiéis na reflexão.

Hoje, dia 2 de março, em todo o mundo, a Igreja inicia o Tempo litúrgico da Quaresma com a celebração da Quarta-feira de Cinzas. O rito de imposição das cinzas quer lembrar o diálogo de Deus com Adão após o pecado: “Pois tu és pó, e ao pó tornarás” (Gn 3,19).

Segundo o assessor diocesano da Pastoral Litúrgica, Pe. Anderson Messina Perini, as cinzas recordam os fiéis três verdades fundamentais: “que somos nada, que somos pecadores e a morte”. O sacerdote indicou também que receber as cinzas na cabeça ajudam os católicos a reconhecerem a pequenez humana diante de Cristo e, com isso, buscarem a conversão no período quaresmal.

A Quaresma é uma faixa de tempo da liturgia eclesial que se inicia na Quarta-feira de Cinzas e se estende até o entardecer da Quinta-feira Santa com o objetivo de preparar os fiéis para a Solenidade da Páscoa do Senhor. Em entrevista, o Pe. Anderson explicou dois pontos importantes para a compreensão e vivência do Tempo quaresmal: “primeiro redescobrir a identidade cristã mediante o conhecimento e encontro pessoal com Jesus Cristo por meio dos exercícios penitenciais da oração, jejum e da caridade; e segundo, nossa conversão será ainda maior mediante uma contínua meditação da Palavra de Deus nos oferecida neste tempo favorável para iluminar nossa consciência diante do pecado e infundir em nós a confiança na misericórdia divina”.

Procure a comunidade paroquial mais próxima e participe da Santa Missa da Quarta-feira de Cinzas!

 

FRATERNIDADE

Todos os anos, a Igreja no Brasil proporciona a Campanha da Fraternidade (CF) como indicação de reflexão para gerar conversão entre os fiéis. Sempre com um tema social, a CF buscar unir a fé à ação para que os católicos espalhados pelo país sejam sal da terra e luz do mundo (cf. Mt 5,13-14).

Em 2022, o tema proposto é Fraternidade e Educação e o lema “Fala com sabedoria, escuta com amor” (cf. Pr 31, 26). Em vídeo, lançado hoje nas redes sociais, o Pe. Danilo Nobre dos Santos, assessor diocesano da CF, motiva que a proposta neste ano quer estabelecer “diálogos em vista de uma educação que seja humanizadora para a prática integral da caridade”. As produções, feitas em parceria entre a Pastoral da Comunicação (Pascom) Diocesana, Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, de Marília, e equipe diocesana da CF, divulgará nas redes sociais vídeos explicativos nas quartas-feiras da Quaresma e na Oitava da Páscoa.

 

 

A Diocese de Marília também preparou um subsídio com cinco encontros de meditação da CF 2022, com a Oração da Via-Sacra e um roteiro de celebração penitencial. “Nosso objetivo é proporcionar aos nossos fiéis a prática da oração quaresmal unida à reflexão a fim de gerar vida à sociedade”, explicou o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Marcos Roberto Cesário da Silva, ao indicar que o material foi entregue às 65 paróquias durante o mês de fevereiro e concluiu: “reze conosco e façamos desta Quaresma uma oportunidade de conversão que nos configure cada vez mais a Nossa Senhor Jesus Cristo!”.