In Notícias24 de agosto de 2022

Padres participam de Curso de Atualização e acolhem Congregação que cuidará de entidade social na Diocese

De ontem, dia 23, até amanhã, dia 25, os presbíteros da Diocese de Marília estudam as Diretrizes de Sacramentos em encontro teológico e pastoral. “Recebemos com alegria os padres orionitas a fim de que somem conosco na ação evangelizadora em nossa Diocese”, disse Dom Luiz ao dar as boas vindas à comitiva religiosa que assumirá um projeto social em Dracena

O bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, e os padres diocesanos e religiosos de Marília, estão reunidos desde ontem, dia 23, até amanhã, dia 25, para o Curso Anual de Atualização Teológica e Pastoral dos Presbíteros.

O encontro, que ocorre em Adamantina na Casa Pastoral Diocesana Dom Osvaldo Giuntini, foi realizado nos últimos dois anos de forma on-line devido às medidas sanitárias para conter a proliferação da Covid-19.

Neste ano, de modo presencial, assessorado pelo Vigário Geral da Diocese, Pe. Mauricio Pereira Sevilha, o curso presbiteral reflete a “Atualização das Diretrizes dos Sacramentos”. A partir de uma visão geral do Código de Direito Canônico, os padres examinam juntos as especificidades das leis eclesiais à luz da pastoral.

Sobre o encontro que possibilita o estudo, a oração e a convivência dos presbitérios, o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Marcos Roberto Cesário da Silva, considera que reflexão conjunta diante dos desafios pastorais impostos pelos tempos atuais “proporciona uma ação comum de toda a Diocese na evangelização diante dos sacramentos”.

VISITA FRATERNA

Comitiva dos Orionitas com Dom Luiz

A partir de outubro, a Diocese de Marília contará com o auxílio evangelizador da Congregação da Pequena Obra da Divina Providência (Orionitas). Os padres Osvaldir Ribeiro Mendes e Gilmar Joaquim Hermes, que assumirão uma área pastoral e as atividades sociais da Pousada Bom Samaritano, em Dracena, participaram do primeiro dia do Curso Anual de Atualização Teológica e Pastoral dos Presbíteros.

Os religiosos estiveram em Adamantina juntamente com o ecônomo provincial dos Orionitas, Pe. Claudinei Niedzwiecki, e o Pe. Claudio Peters, encarregado da Casa de Acolhida Rainha da Paz em Campos do Jordão (SP), para uma visita fraterna.

“Recebemos com alegria os padres orionitas a fim de que somem conosco na ação evangelizadora em nossa Diocese”, ressaltou Dom Luiz ao acolher a comitiva dos religiosos.

PASTORAL DE CONJUNTO

No próximo dia 4 de setembro, em Bastos, a Igreja Matriz de São Francisco Xavier, acolherá o Curso de Atualização Teológica e Pastoral para os Diáconos Permanentes, Consagrados(as) e Leigos(as) a fim de proporcionar a pastoral orgânica na Diocese. Para o encontro de reflexão, o Centro Diocesano de Pastoral (CDP), orienta que as paróquias enviem dois representantes das pastorais da Catequese, do Batismo e Familiar.

Fotos: Vinícius Cruz I Departamento de Comunicação