In Brasil e o Mundo29 de agosto de 2022

Reforma do hall de entrada do Centro de Eventos e espaços ‘instagramáveis” fazem parte da nova ambientação da 59ª AG CNBB

No primeiro dia da 59ª Assembleia Geral da Conferência dos Bispos do Brasil (AG CNBB), os participantes ao entrarem no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida se depararam com um painel de fotos históricas sobre os 70 anos da CNBB. De outro lado, na entrada, um painel do Sínodo 2023 que lhes animam a viver a sinodalidade.

Estas novidades foram pensadas, pela organização da Assembleia e do Centro de Eventos, como espaços “instagramáveis” onde os prelados também podem fazer fotos para marcar sua passagem pelo evento. Trata-se de instalações pensadas para favorecer o diálogo, a interação digital e a comunicação nas redes sociais.

Além destes painéis, o ambiente do Centro de Eventos conta também, com a reforma concluída em julho deste ano, com uma nova recepção e um espaço gourmet café para um bom bate-papo e convivência fraterna para alimentar a alma e reforçar as forças de quem vive uma vida intensa de doação a serviço da vida nos centros e nas periferias do Brasil.

A adesão da 59ª Assembleia Geral da CNBB a essa nova tendência está em sintonia com a fala de Papa João Paulo II sobre os novos areópagos com o cuidado também de integrar a comunicação que acontece mediada por novas tecnologias de comunicação e redes sociais.

O arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo, falou sobre a importância de a Igreja aderir à criatividade e inventividade da inteligência humana no mundo digital. Para ele, se a Igreja não se conectar com esse o ambiente das redes sociais ficará sem interlocutores. Ainda, segundo dom Peruzzo, os meios digitais não atendem a tudo, mas sem eles é possível que algumas portas não se abram. “A instagramação não é uma moda ou uma cortesia, mas uma urgência”, defendeu.

“Se não aderirmos ao mundo digital, teríamos uma mensagem maravilhosa do Evangelho, mas não teríamos uma adequada tradução para chegar aos olhos e aos ouvidos e por esses meios, ao coração das pessoas”, disse.

Bispo da diocese de Lorena (SP), dom Wladimir Lopes Dias. | Foto: Victória Holzbach – Ascom 59ª AG CNBB.

O bispo da diocese de Lorena (SP), dom Wladimir Lopes Dias, enfatizou que a Assembleia da CNBB está demonstrando que a Igreja pode estar antenada com a comunicação moderna.

“Esta Assembleia se mostra dentro do tempo por meio deste espaço, comunicando a todo momento e nos dando possibilidade de comunicar por meio de nossas redes sociais com uma visualização moderna que atrai todas as pessoas, principalmente os jovens que estão muito ligados com a comunicação”, disse.

Segundo ele, a Igreja precisa evangelizar todas as pessoas, por meio de uma evangelização de inclusão, de acolhida, de fraternidade que não discrimine ninguém, muito objetiva, muito prática sobre todos os telhados, isto é, abrangendo todas as pessoas dentro dessa Casa Comum como pede o Papa Francisco.

Conexões presenciais e digitais

Para o arcebispo da arquidiocese de Uberaba (MG), dom Paulo Mendes Peixoto, a pandemia provocou a emergência das redes sociais. “O fato de as pessoas precisarem ficar enclausuradas as levou a buscar caminhos de continuidade, a tal ponto que a Igreja não parou. As pastorais continuaram caminhando e permanecem, inclusive com menos despesas, e de certa forma trazendo uma grande riqueza para a Igreja”.

Espaço gourmet café. | Fotos: Adielson Agrelos – Ascom 59ª AG CNBB.

Contudo, dom Paulo faz um alerta para o perigo da perda do sentido do presencial. “Estamos tentando fazer trabalho de orientar as pessoas a retornarem ao presencial, criar calor humano. Não obstante a isso, as redes vêm sendo uma grande força na caminhada”.

Para além destes espaços, a 59ª AG CNBB conta com a plenária geral, que será ocupada por 375 bispos, espaço onde acontecem as votações, um espaço para refeições, salas de apoio (imprensa), recepção, financeiro, secretaria, reprografia e também com os stands com produtos católicos voltados para os bispos e as Igrejas particulares. A 59ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil teve início na noite deste domingo, 28, com a Celebração Eucarística de abertura, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e segue até a próxima sexta-feira, 2 de setembro.

Por Ir. Rosa Maria

Fonte: https://www.cnbb.org.br/reforma-do-hall-de-entrada-do-centro-de-eventos-e-espacos-instagramaveis-fazem-parte-da-nova-ambientacao-da-59a-ag-cnbb/