In Clero14 de setembro de 2022

Retiro dos padres é marcado pela celebração dos 40 anos de episcopado de Dom Osvaldo Giuntini

O encontro espiritual reúne do último dia 12, segunda-feira, até a sexta-feira, dia 16, dezenas de padres diocesanos e religiosos. Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, bispo de Nova Friburgo (RJ), conduz as reflexões espirituais

Desde a segunda-feira, dia 12, padres da Diocese de Marília estão no Seminário Santo Antônio, em Agudos (SP), para o retiro anual. Pregado pelo bispo diocesano de Nova Friburgo (RJ), Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, o encontro espiritual dos 67 presbíteros diocesanos e religiosos segue até a próxima sexta-feira, dia 16.

O início do retiro foi marcado pela Santa Missa em ação de graças pelos 40 anos de episcopado do bispo emérito de Marília, Dom Osvaldo Giuntini. “Toda a sua vida é uma doação e aqui estamos agradecendo a Jesus Cristo, o Bom Pastor, que associou a sua pessoa à pessoa d’Ele”, ressaltou Dom Luiz Antonio Cipolini, bispo de Marília, dirigindo-se a Dom Osvaldo, que presidiu a celebração.

“O senhor ordenou tantos padres que aqui estão! Eles são os frutos do seu ministério e dedicação”, enfatizou o bispo diocesano ao pedir uma salva de palmas em homenagem e respeito ao bispo emérito.

As quatro décadas de ministério episcopal de Dom Osvaldo, dedicadas inteiramente à Diocese de Marília, foram marcadas de muitos trabalhos evangelizadores, visitas pastorais às paróquias e proximidade com o clero e com os fiéis. “É uma grande alegria poder celebrar os 40 anos de Ordenação Episcopal de Dom Osvaldo, uma vez que ele realmente viveu seu lema de ordenação, doando a vida, com um autêntico Bom Pastor. Paciente, bondoso, terno e amigo dos padres e de todo o povo de Deus. Sem dúvidas, um santo entre nós!”, afirmou o Pe. Danilo Nobre dos Santos, último sacerdote ordenado pelo então bispo titular, em 2013, dias após o Papa aceitar sua renúncia canônica da Diocese.

Após a Missa, os três bispos e os 67 padres tiverem um momento de confraternização e convivência por ocasião dos 40 anos de ordenação episcopal de Dom Osvaldo.

Fotos: Letícia Gracino I Pascom Paróquia Santa Rita