In Notícias15 de agosto de 2022

Síntese brasileira para o Sínodo 2023 aponta necessidade de investir na formação e renovação das lideranças comunitárias

A secretária executiva do regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Sandra  Zambon, esteve em Brasília (DF), de 8 a 12 de agosto, como membro da Equipe de Animação do Sínodo 2023 no Brasil, que se reuniu com a missão de consolidar a síntese das escutas das igrejas particulares do Brasil para o processo do Sínodo 2023.

“Foi uma grata surpresa o convite para participar desta equipe com tantas pessoas de vários lugares, com vários pensamentos e em diferentes missões. A experiência me permitiu olhar para o grande mosaico que é a Igreja no Brasil. Os relatos mostram muita vida, muitas pessoas que se envolveram. Quanto empenho, quanta vida e vontade de caminhar como discípulos missionários. É um aprendizado que levo para a vida”, disse sobre a experiência.

Ela ficou responsável por coletar, dos relatos, as respostas sobre a existência dos conselhos de pastoral e de administração nas paróquias bem das assembleias como espaços que promovem a participação na vida eclesial e comunitária. De acordo com ela, os relatos permitiram perceber que há, em muitos lugares, conselhos paroquiais já organizados e caminhando. Contudo, por outro lado os relatos também apontam muitos lugares onde ainda não acontece a participação na vida comunitária conforme seria necessário. “Isto tem a ver com o próprio individualismo de muitos leigos e/ou de pequenos grupos que centralizam o trabalho e que impedem processos mais participativos de todos os fieis”, apontou.

Segundo Sandra, os relatórios fazem um convite à maior participação ativa como pede o Vaticano II. “É um pouco isto que este item provoca à uma maior participação ativa e a descentralização por parte de determinados grupos ou de lideranças que estão à frente dos processos. Foram destacados aspectos muito bonitos desta participação em contrapartida foi apontada a necessidade de envolver mais por meio da escuta, do diálogo e da renovação das lideranças. Aparece forte nos relatos que são as mesmas lideranças à frente dos processos por muito tempo e isto nem sempre é saudável na vida comunitária”, avalia.

Formação e cultivo da espiritualidade

A síntese apontou também, de forma unânime, a necessidade de olhar, reforçar e aprofundar a questão da formação para a vivência da espiritualidade como forma de evitar o ativismo e o intelectualismo nas comunidades. A secretária executiva do Sul 3 disse que apareceu também como apelos a necessidade de promover o diálogo e a pastoral na linha da Igreja em Saída. “Nos relatos aparece muito a expressão ir ao encontro sobretudo das famílias e das pessoas. Aparece também a urgência da necessidade de promover o diálogo com as realidades contemporâneas”, disse

Um convite para abrir-se, colocar-se em movimento e à caminho. Uma Igreja em processo sinodal: escutar, refletir e dialogar”, disse.  A promoção da ecologia integral, a preocupação com a dimensão social e também com o meio ambiente, como pede o Papa Francisco, são outras questões apontadas pelos relatos das Igrejas Particulares.

Fonte: https://www.cnbb.org.br/sintese-brasileira-para-o-sinodo-2023-aponta-necessidade-de-investir-na-formacao-e-renovacao-das-liderancas-comunitarias/