In Palavra do Bispo10 de novembro de 2022

A Providência resolverá

“A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido” (Lc 12,48). Com essas palavras Jesus nos adverte contra todo tipo de negligência. Ser negligente é uma característica daquele ou daquela que é indolente, preguiçoso, indiferente, daquele ou daquela que se ausenta no momento de exercer suas obrigações.

No entanto, o remédio contra a negligência é indicado por São Paulo, na Carta aos Efésios, na qual ele reflete sobre sua própria vocação: meditar profundamente sobre a grandeza da própria vocação, maravilhar-se diante da generosidade de Deus, pensar não apenas nos deveres, mas sobretudo na misericórdia de Deus e viver na alegria do chamado.

Paulo, assim como tantos outros homens e mulheres, viveram e agiram como o “administrador fiel e prudente”, citado por Jesus no Evangelho. Entre eles está o Frei Moacir Chinelatto, OFMCAp, fundador da Pousada Bom Samaritano, em Dracena. Com certeza ele viveu a alegria da sua vocação! Compreendeu o grande amor com que Cristo o amou! Seu cuidado com as pessoas em situação de dependência alcoólica e química, até o ponto de realizar algo por elas e suas famílias, revela seu coração de administrador fiel e prudente. Juntamente com ele, neste mês, quero lembrar e rezar por todos os que estiveram associados ao seu trabalho, religiosos, leigos e leigas, desde a fundação da Pousada, em 1995, até a presente data. São 27 anos de amor e dedicação.

Outro administrador fiel e prudente foi Luis Orione (1872-1940), um dos maiores exemplos de santidade expressa na caridade. Em 1899, fundou a Pequena Obra da Divina Providência, religiosos empenhados na caridade e em pregar o Evangelho. Quando se tornou sacerdote adotou o lema: “A Providência resolverá”. O zelo missionário de Luis Orione se manifestou com o envio de missionários ao Brasil em 1913. Luís Orione esteve pessoalmente como missionário, duas vezes na América Latina: em 1921 e nos anos de 1934 a 1937, no Brasil, na Argentina e no Uruguai, tendo chegado até o Chile.

Em 1940, atacado por várias doenças de coração, foi forçado pelos médicos e confrades a se retirar para San Remo. Foi para lá protestando: “Não é entre palmeiras que eu quero viver e morrer, mas no meio dos pobres que são Jesus Cristo”. E ali, três dias depois de ter chegado, morreu no dia 12 de março, sussurrando as palavras: “Jesus! Jesus! Estou indo”. São Luís Orione, um autêntico missionário, foi canonizado em 2004, pelo Papa São João Paulo II. Por meio de tão grande testemunho, a partir deste mês, a obra iniciada por Frei Moacir e seus colaboradores, continua sua missão pelas mãos dos filhos de São Luís Orione. Nossa Diocese, que completa 70 anos de sua criação, recebe os orionitas com grande alegria. Sejam bem-vindos!

DOM LUIZ ANTONIO CIPOLINI
BISPO DIOCESANO