In Diocese, Pastorais1 de maio de 2020

Agentes da Pascom realizam formação via internet

Com participação on-line, os agentes refletiram o Manual de Identidade Visual da Pascom Brasil e o material de Produção de Texto Jornalístico preparado pela equipe diocesana

Na noite do último sábado, dia 18, a equipe diocesana da Pastoral da Comunicação (Pascom) se reuniu por meio da plataforma digital Hangouts meet com os agentes comunicadores da Região Pastoral II para um momento de formação.
A reunião faz parte de um roteiro proposto pela equipe diocesana nos âmbitos da formação e articulação pastoral. O mesmo encontro já havia sido realizado de forma presencial nas regiões pastorais III e I. Portanto, com a situação decretada em virtude da proliferação e prevenção do novo Coronavírus que atingiu nosso país há mais de 50 dias, na região pastoral II não foi possível a realização presencial.

Na ocasião, o agente de pastoral Kleber Alves, membro da equipe diocesana, apresentou o material elaborado pela Pascom Brasil, referente a nova identidade visual da Pascom que está sendo implantado em todo o território diocesano. O momento ainda contou com a participação da jornalista Talita Vilalba, componente da equipe, que abordou o tema Produção de Texto Jornalístico, elaborado por ela.
Durante o encontro, o Pe. Tiago Barbosa, assessor diocesano da Pascom, agradeceu adesão e participação dos agentes e os motivou ao cadastro ‘Eu sou Pascom’, disponível no portal nacional da Pastoral, e a não “desanimarmos neste tempo difícil em que vivemos”, ressaltou.

A formação on-line ainda contou com a colaboração e mensagem do coordenado nacional da Pascom, Marcus Tulius, que expressou seu contentamento pela formação on-line, ainda complementou que se unia à Pascom da Diocese de Marilia e a seu povo capixaba em oração, através romaria on-line, e que rezava por todos, impulsionando a dar seguimento na missão.

Manual de Identidade Visual

A coordenação nacional apresentou no último dia 22 de Janeiro, em seu portal a nova identidade visual, o trabalho apresentado é fruto do desempenho e trabalho dos coordenadores regionais, onde a partir desta data a marca será utilizada nas redes sociais da Pascom e nas peças publicitárias elaboradas pela mesma.

A comissão de criação ficou sob a responsabilidade do coordenador regional da Pascom Leste 1, Adielson Agrelos.

A nova marca tem como ponto de partida as palavras unidade, nacional, dialogo, humano, ondas, alegria, comunhão, sobriedade e cristianismo. A marca, também deverá ser utilizada pelos regionais, dioceses, paróquias e comunidades, de acordo com as orientações do manual de identidade visual.

Manual de Produção de Texto Jornalístico

O manual foi elaborado pela equipe diocesana com a produção da jornalista Talita Vilalba, o conteúdo é de fácil linguagem e aprendizado, onde de forma clara os agentes podem identificar os principais pontos do evento para elaboração do texto jornalístico.

O objetivo é visar de forma clara a ilustração das imagens muitas vezes captadas pelos agentes e auxiliar suas postagens, e envios de materiais para as mídias impressas e digitais.

Diocese

Na diocese de Marília a marca já foi implementada pela equipe diocesana em seus materiais e produções, e gradualmente está sendo implantada pelas paróquias. No dia 29 de fevereiro, na região III e no dia 07 de Março, na região I.

As formações foram motivadas pela equipe diocesana de comunicação através de seus agentes que estudaram e refletiram o material proposto pela Pascom Brasil, bem como o material de produção de texto jornalístico.

A equipe ainda realizara durante o ano de 2020, no segundo semestre, mais um encontro por região pastoral, e mais dois eventos diocesanos, um on-line no primeiro semestre com fotografo Tiago Leon, do Santuário Nacional de Aparecida, em comemoração ao 54ª Dia Mundial das Comunicações Sociais, e no segundo semestre com o coordenador nacional da Pascom, a segunda edição do EDICOM (Encontro Diocesano de Comunicação).

Formacao Pascom

Formacao Pascom 2