In Notícias25 de agosto de 2022

Após a ordenação, grupo de diáconos tem seu primeiro retiro espiritual

Com a pregação do Pe. Augusto José Canali, CP, missionário passionista, 30 diáconos permanentes passaram três dias em Adamantina para encontro de oração. Dom Luiz acompanhou os ministros no momento de espiritualidade

Inspirados na passagem bíblica de São Tiago (2, 26), “a fé sem obras é morta”, o grupo de diáconos permanentes da Diocese fez seu primeiro Retiro após as ordenações, ocorridas no último trimestre do ano passado.

O momento de oração, reflexão e encontro entre os 30 ministros ordenados ocorreu na Casa Pastoral Diocesana Dom Osvaldo Giuntini, em Adamantina, e contou com a pregação do missionário passionista, Pe. Augusto José Canali, CP, no último final de semana, entre os dias 19 e 21 de agosto.

“De maneira simples e humilde, o Pe. Augusto mostrou-nos que vivemos a continuidade de um processo de amor primeiro, que já aconteceu em nossas vidas. Um amor gratuito sempre presente, atuante e revelador, através do mistério Trinitario podemos fazer uma experiência de amor, de discernimento de nossa caminhada com Deus nos últimos tempos”, explicou o Diác. Mário Osvaldo Bravi, da Paróquia São José Operário de Tupã.

O Retiro, que teve a participação de alguns padres que acompanham os diáconos, também contou com a presença do bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini.

“Foi emocionante ver a dedicação e o zelo do padre Augusto”, explicou o Pe. Valdo Bartolomeu de Santana, que acompanhou toda a formação diaconal da Diocese como diretor espiritual, ao indicar uma enfermidade do missionário passionista, e concluiu: “seu testemunho de amor pela Igreja é edificante e com certeza marcou o retiro”.

Sobre a importância do momento de interiorização dos diáconos permanentes, o Diác. Romildo Melato Júnior, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Marília, ressaltou que o encontro de espiritualidade o conduziu “a vislumbrar a grandeza de Deus a partir de um objetivo e de uma avaliação dos sentimentos e apelos que em mim estavam presentes”.

ATUALIZAÇÃO

Nesta semana, deste a terça-feira, dia 23, até hoje, os padres diocesanos e religiosos participam do Curso Anual de Atualização Teológica e Pastoral dos Presbíteros. O corpo de diáconos da Diocese, por sua vez, também terá a oportunidade de formação permanente.

Os diáconos permanentes se reunirão em Curso de Atualização juntamente com os leitos e consagrados no dia 4 de setembro na Igreja Matriz de São Francisco Xavier na cidade de Bastos.

Fotos: Daiane Peixoto I No Click com o Senhor