In Diocese6 de setembro de 2022

Café da manhã com os moradores de rua marca retomada do Grito dos Excluídos em Marília

“Com o tema, “Vida em primeiro lugar”, tendo a motivação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), a iniciativa acontecerá amanhã, dia 7 de setembro, em ação na Praça Maria Izabel, ao lado da Catedral São Bento. Evento terá a atuação dos alunos de Psicologia e Enfermagem da Unimar”.

Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) motiva a realização do 28º Grito dos Excluídos e Excluídas. Em 2022, com o tema “Vida em primeiro lugar” e o lema “Brasil: 200 anos de (In)dependência. Para quem?”, a iniciativa ocorre historicamente no dia 7 de setembro, escolhida como data fixa para uma ação em rede que leve os fiéis à reflexão crítica sobre o Dia da Independência.

A 28ª edição do Grito, como é nacionalmente conhecido, após anos sem sua realização, voltará a acontecer em Marília, na Praça Maria Izabel, ao lado da Catedral São Bento. Com um momento de oração, incentivo à vida por meio da valorização das pastorais sociais, reflexão do tema e encontro fraterno entre irmãos e irmãs, através de um ato ecumênico e inter-religioso, a ação contará com um café da manhã com os moradores de rua.

Organizado pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), com o apoio da Pastoral com os Moradores de Rua e de diversos representantes de outras religiões e instituições cristãs da cidade, o Grito dos Excluídos e Excluídas terá início às 9h. “Iremos com amor e fé realizarmos o evento em nossa cidade, buscando dar atenção aos nossos irmãos e irmãs em situação de vulnerabilidade”, explicou o Frei Vinícius Alves de Oliveira, OFM, assessor das CEBs na Região Pastoral I da Diocese de Marília.

Por meio de uma parceria com a Universidade de Marília (Unimar), os cursos de Psicologia e Enfermagem ajudarão na iniciativa. Os alunos irão aferir a pressão arterial e farão uma entrevista socioeconômica com os irmãos e irmãs em situação de rua, o que ajudará as CEBs e a Pastoral com os Moradores de Rua na busca de melhoria desta dimensão que cresce em Marília, fazendo valer o tema do Grito de valorizar a vida das pessoas em primeiro lugar.

A CNBB lançou uma Carta de Apoio à realização do Grito dos Excluídos e das Excluídas. Leia na íntegra: