In Palavra do Bispo10 de fevereiro de 2023

Cinzas, fraternidade e vocação

Amados irmãos e irmãs, logo mais, em 22 de fevereiro, iniciaremos juntos um novo tempo litúrgico na Igreja. Entraremos em um grande retiro espiritual, dando início ao Tempo da Quaresma, com a celebração de Cinzas. Este tempo nos ajudará na preparação da Páscoa do Senhor, por meio dos exercícios quaresmais da oração, do jejum e da caridade. Os exercícios quaresmais nos humanizam e abrem nossos corações à graça de Deus, que nos chama à conversão.

Nesta oportunidade, a Igreja no Brasil é chamada a olhar para tantas pessoas que passam fome, mediante a Campanha da Fraternidade (CF) 2023, cujo tema é “Fraternidade e fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Ao ver a multidão cansada e faminta, Jesus desafia os discípulos a dar-lhe de comer. Que alegria quando vemos projetos de valorização da vida de crianças, adolescentes, jovens e idosos se multiplicando em nossa Diocese e em toda a Igreja! Também neste ano, com o tema “Vocação: graça e missão” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,32-33), a Igreja no Brasil nos convida a celebrar o 3º Ano Vocacional. Neste ano, teremos uma excelente oportunidade para refletir e fortalecer a cultura vocacional que perpassa as dimensões pessoais e comunitárias de nossa vida cristã. Vamos celebrar o Ano Vocacional como testemunhas do Ressuscitado, que renova o dom da vocação e nos envia em missão.

Queremos caminhar, unidos à Igreja no Brasil e ao Papa Francisco, no caminho da sinodalidade. É o próprio Papa quem nos orienta: “Aquilo que o Senhor nos pede, de certo modo está já tudo contido na palavra ‘Sínodo’. Caminhar juntos – leigos, pastores, Bispo de Roma – é um conceito fácil de exprimir em palavras, mas não é assim fácil pô-lo em prática” (Discurso em comemoração do cinquentenário da instituição do Sínodo dos Bispos, 17/10/2015).

Que a Virgem Maria, Mãe das vocações, ajude-nos a fazer de nossa vida uma missão para despertar, animar e promover as vocações, caminhando lado a lado com os jovens que buscam um sentido para suas vidas e um lugar na construção do Reino de Deus. Neste ano pastoral, queremos celebrar os mistérios de Cristo, com o coração dócil e atento, imitando-O e repartindo o pão com os necessitados.

DOM LUIZ ANTONIO CIPOLINI
BISPO DIOCESANO