In Diocese1 de setembro de 2021

CNBB e Diocese de Marília preparam Jubileu de Ouro do Mês da Bíblia

Seguindo a motivação da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Episcopal, comunidades da Diocese vivem os 50 anos da iniciativa que valoriza a Palavra de Deus. No dia 30, em Osvaldo Cruz, Dom Luiz Antonio Cipolini celebrará Missa em ação de graças pelo curso on-line que ocorre desde fevereiro.

A Diocese de Marília, em comunhão com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), comemora neste mês de setembro o Jubileu dos 50 anos do Mês da Bíblia.

Com o lema “Pois todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3, 28d), a Carta aos Gálatas foi o livro escolhido para animar o Mês da Bíblia 2021. Para a ocasião, a Conferência Episcopal promoverá uma série de programações para amanhã, dia primeiro, com uma celebração eucarística presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, diretamente do Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Belo Horizonte (MG), às 9h, com transmissão pela TV Horizonte.

Às 17h haverá um momento de leitura orante com Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. A iniciativa poderá ser acompanhada pela TV Evangelizar. Por último, às 20h, haverá uma mesa redonda com Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, e com Dom Peruzzo. O momento poderá ser assistido também pela TV Evangelizar.

Conforme relatado pelo assessor da Urgência de Pastoral 3: “Igreja, Lugar de Animação Bíblica da vida e da pastoral”, Pe. Rogério de Lima Mendes, na Diocese de Marília as comemorações dos 50 anos do Mês da Bíblia foram iniciadas com o curso de formação por meio de encontros mensais iniciados no dia 23 de fevereiro. A conclusão está prevista para o mês de dezembro deste ano. O curso é ministrado pelo Pe. Sidney de Paula Santos, de Iacri, mestre em Teologia Bíblica.

No dia 30 de setembro, às 19h30, será celebrada a Missa em honra dos 50 anos do Mês da Bíblia na Matriz São José, em Osvaldo Cruz, presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Cipolini. “Neste dia vamos fazer memória e agradecer os 50 anos de caminhada do mês da Bíblia”, destaca o assessor da Urgência de Pastoral 3. A celebração será transmitida pela página do Facebook e canal do Youtube da Diocese de Marília.

UM MÊS DA BÍBLIA

A inciativa de um Mês da Bíblia surgiu em 1971, na Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), por ocasião da celebração do seu cinquentenário. As Irmãs Paulinas, através do Serviço de Animação Bíblica (SAB), deram o primeiro impulso e, posteriormente, a CNBB assumiu-o como uma proposta nacional.
Entre seus objetivos estão o de contribuir para o desenvolvimento das diversas formas de presença da Bíblia, na ação evangelizadora da Igreja no Brasil, criar subsídios bíblicos nas diferentes formas de comunicação e facilitar o diálogo criativo e transformador entre a Palavra, a pessoa e as comunidades.