In Notícias9 de junho de 2023

Corpus Christi reúne milhares de fiéis em Marília e arrecada alimentos em prol famílias carentes

“Obrigado Jesus, um dia eu precisei de alimento para o corpo meu e dos meus filhos, e hoje eu posso oferecer aos outros. Venho à Santa Missa alimentar minha alma…”, chamou atenção um bilhete anexado numa cesta básica doada por um fiel anônimo durante celebração do Corpo e Sangue do Senhor, na praça da Catedral São Bento

Nesta quinta-feira, dia 8, Solenidade de Corpus Christi, o largo da Catedral Basílica Menor de São Bento, em Marília, acolheu milhares de fiéis para a celebração conjunta das 19 paróquias da cidade.

Com o tema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16), a cerimônia do Corpo e do Sangue do Senhor, presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Cipolini, reuniu também os padres, diáconos, religiosos e religiosas, e seminaristas que atuam nas comunidades, congregações e instituições sociais em Marília.

No início, diante da multidão reunida em torno de Cristo, o bispo questionou “Quem é a Igreja? Onde está a Igreja?”, e ele próprio explicou: “a Igreja é o ‘povo reunido pela unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo’ (cf. LG 4). A Igreja somos nós! Estamos aqui! Somos a família de Deus! Somos convocados como povo e não isoladamente, cada um por si”, disse ao enfatizar a importância da união das comunidades paroquiais.

“Hoje a Eucaristia é o alimento que Deus nos oferece nesta nossa curta passagem por esse mundo. Com a Eucaristia nos fortalecemos e vencemos as dificuldades e sofrimentos, nos momentos de desertos, que comumente enfrentamos”, exclamou Dom Luiz Antonio ao afirmar que o dom da Eucaristia é plenitude da vida vocacional dos discípulos missionários de Jesus Cristo.

Sobre a união de Deus com a humanidade manifestada na Eucaristia, e ao falar da unidade das paróquias da cidade, o bispo diocesano disse que “a Eucaristia não é apenas fonte, mas é a própria comunhão eclesial, o remédio contra a desunião e a discórdia”.

Utilizando-se do ditado popular ‘o pouco para Deus é muito’, Dom Luiz ressaltou que na Eucaristia Jesus compartilha conosco o amor do Pai e que somente na partilha do pouco que temos que “teremos um mundo justo, sem miséria e sem miseráveis. Se existe fome é sinal que ainda não há verdadeira partilha”.

O bispo ainda lembrou dos agentes de pastoral que, nutridos pela Eucaristia, se empenham para suprir a fome e as necessidades fundamentais das pessoas. “Como é belo o trabalho das pastorais da Solidariedade, com os irmãos e irmãs de Rua, da Criança, da  Sobriedade, da Saúde, Carcerária, os Vicentinos, e tantos outros grupos de nossas paróquias que se preocupam com o bem viver de todos!”, e finalizou afirmando que “a visita às famílias carentes, a escuta, a comunhão e a partilha com aqueles que sofrem com a falta de alimento, de emprego e de atenção nos mostram o que é ser uma Igreja em saída, missionária, que responde ao chamado de Jesus de ‘dai-lhe vós mesmos de comer!’”.

Após a celebração, todos seguiram em procissão pelas ruas centrais de Marília até o Santuário Nossa Senhora da Glória, onde, das escadarias, receberam a bênção do Santíssimo Sacramento. O trajeto que acolheu o cortejo com Jesus Eucarístico estava todo enfeitado como forma de manifestação do zelo para com a Eucaristia. O momento final contou com a presença do bispo emérito, Dom Osvaldo Giuntini.

“UM DIA EU PRECISEI…”

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade (CF) 2023, que trabalhou a temática da fome, com o 3º Ano Vocacional no Brasil, motivado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e com o Pilar da Palavra, prioridade pastoral da Diocese neste ano, há três semanas, nas missas dominicais, as 19 paróquias de Marília se prepararam para a celebração conjunta de Corpus Christi.

Segundo o Pe. Tiago Barbosa, coordenador do clero da cidade, roteiros com breves catequeses com o tema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” foram desenvolvidos nas celebrações em três dimensões sugeridas, a saber, o Pão da Eucaristia, o Pão da Palavra de Deus e o Pão da mesa material, que sustenta o corpo, “para que os fiéis pudessem, fortalecidos pelo alimento eucarístico e iluminados pelo Evangelho do Senhor, abrir as mãos e os corações em prol das famílias carentes assistidas pelas comunidades paroquiais”, explicou.

Motivados pelos padres, as milhares de pessoas presentes na praça da Catedral fizeram doações de alimentos e produtos de higiene pessoal para favorecer os necessitados. Toda a arrecadação foi dividida entre as paróquias da cidade para a devida destinação.

“Obrigado Jesus, um dia eu precisei de alimento para o corpo meu e dos meus filhos, e hoje eu posso oferecer aos outros. Eu te amo Jesus, Maria e José. Venho à Santa Missa alimentar minha alma…”, chamou atenção, entre as doações, um bilhete anexado numa cesta básica doada por um fiel anônimo.

Fotos: Érica Montilha I Pascom | Diocese de Marília

Nelson Cândido | Pascom | Paróquia Santa Rita de Cássia