In Palavra do Bispo10 de agosto de 2022

“Cristo vive! Somos suas testemunhas”

Temos a graça de celebrar mais um Mês Vocacional, na vida e na liturgia de nossas comunidades eclesiais. Tanto o tema do Mês Vocacional: “Cristo Vive! Somos suas testemunhas” quanto o lema: “Eu vi o Senhor” (Jo 20,18), evocam a experiência pessoal com Jesus Ressuscitado, fonte e núcleo da vocação, a exemplo dos primeiros discípulos. A ênfase na experiência pessoal e no vivencial nos leva a considerar o testemunho como componente chave na vivência da fé.

De fato, o Documento de Aparecida afirma: “Quando cresce no cristão a consciência de pertencer a Cristo, em razão da gratuidadee alegria que produz, cresce também o ímpeto de comunicar a todos o dom desse encontro. A missão não se limita a um programa ou projeto, mas é compartilhar a experiência do acontecimento do encontro com Cristo, testemunhá-lo e anunciá-lo de pessoas a pessoa, de comunidade a comunidade e da Igreja a todos os confins do mundo” (n. 145).

Como cristãos que experimentaram o encontro com o Senhor, devemos procurar oferecer a todos com os quais nos encontrarmos o testemunho da experiência pessoal com Jesus Cristo Ressuscitado, uma experiência religiosa profunda e intensa que os leve a dizer: “Eu vi o Senhor”. Isto acontece por meio 01/08 – Missa no Aniversário do Seminário São João Maria Vianney em Brodowski; do anúncio querigmático e do testemunho pessoal dos discípulos missionários, que leva a uma conversão pessoal e a uma mudança de vida integral nos ouvintes.

O poder do Espírito e da Palavra de Deus contagiam as pessoas e as levam a escutar Jesus Cristo, a crer n’Ele como seu Salvador, a reconhecê-Lo como quem dá pleno significado a suas vidas e a seguir seus passos. Assim como aos discípulos, a experiência pessoal com Jesus permite ao cristão aderir de coração e pela fé aos caminhos alegres, luminosos, dolorosos e gloriosos de seu Mestre e Senhor. Peçamos ao Espírito Santo que renove em cada um de nós e particularmente em nossas famílias, a gratidão e o amor pela vocação cristã que recebemos pelo batismo. Sabemos que “a família é o ventre de toda a vocação, uma vez que ali ela é gerada, nutrida e impulsionada à sua plena realização” (Sínodo de 2015). Que sejamos generosos em testemunhar diante do mundo a grande verdade de nossa fé: “Eu vi o Senhor”.

DOM LUIZ ANTONIO CIPOLINI
BISPO DIOCESANO