In Diocese, Paróquias29 de junho de 2021

Diocese comemora hoje seu padroeiro com programação nas três paróquias dedicadas a São Pedro

Declarado como patrono diocesano, as comemorações do dia do Apóstolo Pedro serão realizadas nas três regiões pastorais com missas e bênçãos.

A Diocese de Marília celebra hoje, dia 29 de junho, o dia de seu padroeiro, São Pedro Apóstolo.

Criada há 69 anos, no dia 16 de fevereiro de 1952 pelo Papa Pio XII, a Diocese de Marília tem como patrono o Apóstolo São Pedro em sinal de comunhão com a Igreja em todo o mundo e com o Papa. Deste modo, em cada uma das três regiões pastorais há uma paróquia dedicada ao santo que é considerado o portador das chaves do céu.

Em Garça, na Região Pastoral I, as comemorações tiveram início no dia 25 último com Missa e adoração ao Santíssimo Sacramento pelo fim da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). No dia seguinte foi celebrada Missa e benção das famílias e, no dia 27, ocorreu uma celebração sertaneja. Ontem aconteceu a Santa Missa de Vigília de São Pedro transmitida pelo Facebook e canal do Youtube da Paróquia. O dia de hoje na comunidade de Garça contará com duas celebrações, uma ocorrida no período da manhã, às 8h, que foi realizada de portas fechadas e transmitida on-line, e outra logo mais no período da noite, às 19h30, de modo semipresencial também com transmissão via internet, mas aberta para 40% da capacidade de fiéis de todo o templo.

Festa do padroeiro Garca

No município de Tupã, a comunidade paroquial de São Pedro Apóstolo iniciou suas festividades com um tríduo preparatório. A primeira Missa, no dia 26, foi rezada pelo Pe. Antonio Padula, administrador paroquial e reitor do Santuário Nossa Senhora da Glória, de Marília, que já atuou em Tupã. No dia seguinte, a Santa Missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Antônio Cipolini, e a celebração de conclusão do tríduo que ocorreu ontem contou com a presença do Pe. Carlos Roberto dos Santos, pároco em Adamantina, na Paróquia de Santo Antônio de Pádua, que também já exerceu seu ministério na paróquia tupãense. Em Tupã, as atividades do dia de São Pedro teve início às 9h00 com a bênção dos carros e aspersão, além da venda dos bolos do padroeiro que se estenderá até às 19h30, momento no qual será celebrada a Santa Missa do patrono. Vale lembrar que no dia 30 deste mês, data na qual a capela de São Pedro foi elevada à Paróquia no ano de 1936, haverá celebração presidida pelo Monsenhor Nivaldo Resstel.

Festa do padroeiro Tupa

Na Região Pastoral III, em Paulicéia, as comemorações do dia de São Pedro têm Santa Missa em honra do Padroeiro da Diocese de Marília, uma que foi rezada às 9h00 e, logo mais, outra celebração às 16h00. Ambas contam com a benção dos carros e barcos no final das missas.

Festa do padroeiro Pauliceia