In Região II, Região I24 de junho de 2021

Paróquias de São João Batista elaboram cronograma para comemorar seu padroeiro hoje

Respeitando as normas sanitárias exigidas no momento, a data contará com celebrações em honra ao patrono e carreata em uma das comunidades paroquiais. “Mesmo com tantas restrições nesse tempo de pandemia, o povo de Deus está participando com alegria e com fé”, destacou o padre responsável por uma das paróquias.

As duas paróquias dedicadas a São João Batista na Diocese de Marília celebram hoje, dia 24 de junho, a data litúrgica que recorda o nascimento de seu padroeiro.

Uma das festas que não só reúne fiéis de toda Igreja Católica, mas sim todo o povo brasileiro, com a famosa festa de São João, tornou-se um desafio para as comunidades paroquiais dos municípios de Marília e São João do Pau D’Alho que tiveram que se ausentar de parte das tradições do dia do primeiro mártir da Igreja Católica por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Na cidade de Marília, em prol da saúde dos paroquianos, o dia começou com uma missa às 7h e contará com outra celebração logo mais às 19h com transmissão pela página no Facebook e canal do Youtube da comunidade paroquial.

Em São João do Pau D’Alho, o cronograma teve início com um tríduo preparatório com a presença dos padres André Luiz Martins dos Santos, administrador da Paróquia de Santa Edwiges, de Marília, que presidiu missa na segunda-feira, dia 21; Danilo Cordeiro da Silva, vigário paroquial de Junqueirópolis, que conduziu a celebração do dia 22, terça-feira; e Ivã Luis de Oliveira Baisso, anfitrião, que rezou missa ontem, dia 23. Logo mais, às 18h, a Solenidade da Natividade de São João Batista será presidida pelo vigário paroquial, Pe. Marcelo Henrique Gonzalez Dias, e com o fim da cerimônia litúrgica, será realizada uma carreata com a imagem do santo. Para concluir a data, haverá aspersão dos fiéis em frente à Igreja Matriz.

No município de Salmourão, semelhante com que ocorreu em São João do Pau D’Alho, as comemorações contaram com o Tríduo: “tivemos uma participação bonita da comunidade, naturalmente, seguindo os protocolos sanitários diante do atual momento”, destacou o pároco, Pe. Rogério de Lima Mendes. Na segunda-feira, dia 21, foi realizado um terço direcionado ao fim da pandemia e pelos enfermos; na terça-feira, houve um momento de oração com uma reflexão voltada à vida de São João Batista e ontem ocorreu um momento de oração que antecedeu a Santa Missa. Hoje, duas celebrações presenciais, às 7h e às 17h30 marcam a celebração do padroeiro com o levantamento do mastro em louvor a São João. “Mesmo com tantas restrições nesse tempo de pandemia, o povo de Deus está participando com alegria e com fé”, ressaltou o pároco.