In Notícias13 de janeiro de 2021

Diocese conclui Ano Vocacional com a transmissão da live “Vocare”

A live teve como intuito promover as vocações em toda a Diocese

No dia 26 de dezembro, a Diocese de Marília realizarou a live vocacional “Vocare”, que concluiu as ações do Ano Vocacional Diocesano.

A transmissão ocorreu pelo Facebook e canal do Youtube da Diocese (inserir o link direcionando o leitor ao contexto do que estou mencionando) diretamente da Catedral Basílica de São Bento. De acordo com o seminarista, Rafael Capeloci, um dos idealizadores do evento, a live teve como intuito promover as vocações em torno da Diocese, a singularidade de cada função e sua importância para a vida da Igreja. Deste modo, foram convidados representantes de cada vocação.

“É importante que todos os fiéis tenham ciência de que, pelo batismo, somos vocacionados a viver em santidade no Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja, e por Ele, dar a sua vida em oblação. A partir disso, somos então chamados particularmente a viver esse amor por Nosso Senhor Jesus Cristo, seja no matrimônio, seja no sacerdócio, seja na vida celibatária ou religiosa. E é por meio do discernimento vocacional que configuramos a nossa vontade à vontade de Cristo e passamos a caminhar junto à Ele rumo à realização da nossa vocação”, realçou o seminarista em entrevista.

A live teve mais de 80 visualizações simultâneas.

O Ano Vocacional

Instaurado pelo bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Cipolini, ainda em 2019, o Ano Vocacional diocesano teve seu início em fevereiro no Encontro de Assessores e Agentes de Pastorais. De acordo com o coordenador diocesano da pastoral, Pe. Marcos Roberto Cesário da Silva, o objetivo era redescobrir a cultura vocacional e gerar o hábito para os paroquianos de rezar em graças às vocações. Desde o começo era pensado que a estratégia para alcançar este objetivo não seria traçada em bases de grandes eventos, mas sim com testemunhos vocacionais.

Com a chegada da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), houve uma intensificação nas produções destes testemunhos para que chegassem nas casas de todos os diocesanos. “Os testemunhos caíram no coração do nosso povo, os momentos de orações foram frutuosos, a ideia agora é que isso continue. Então podemos pontuar que o ano foi produtivo mesmo diante da pandemia e conseguimos alcançar o nosso objetivo”, conta o coordenador diocesano de pastoral.