In Notícias28 de setembro de 2022

Dom Eduardo Malaspina: é urgente o cuidado com toda a comunidade de vida existente em nosso planeta

No trânsito da Visita Ad Limina Apostolorum, o bispo referencial para a Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1 da CNBB, dom Eduardo Malaspina, apresentou ações em defesa da “Casa Comum” a partir da união de lideranças comunitárias, universidades e instituições de ensino superior. Exposição aconteceu no Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, no dia 26 de setembro.

LAUDATO SI’

Proteger a “Casa Comum” é, antes de tudo, garantir que os irmãos e irmãs, em especial os mais empobrecidos, tenham acesso às riquezas naturais existentes em favor de uma vida digna. E quando se sublinha o aspecto “riqueza”, é necessário que se entenda, por exemplo, o acesso à água potável.

Uma das etapas da Visita Ad Limina Apostolorum, que acontece a partir da comunhão dos bispos das Províncias Eclesiásticas de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto, foi ocasião para a exposição de dom Eduardo Malaspina, bispo auxiliar de São Carlos e referencial para a Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Na oportunidade, em reunião no Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, na última segunda-feira, dia 26, o bispo ofereceu indicativos ao Setor de Ecologia Integral do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral na segunda-feira, 26 de setembro.

Dom Malaspina iniciou sua fala agradecendo pelo apoio dispensado e a parceria que se fortalece no âmbito das “ações comunitárias em favor da Ecologia Integral para o cuidado de nossa Casa Comum em nosso território”. Nesse contexto, o documento “Aqua Fons Vitae: Orientações sobre a água: símbolo do grito dos pobres e do grito da Terra” tem se firmado como valorosa referência ao oferecer “indicações operativas sobre o tema água, reconhecendo o valor da água nos âmbitos religiosos, sócio-cultural e estético, econômico e para a promoção da paz, além de refletir sobre suas várias dimensões, tendo como base a Doutrina Social da Igreja”.

ÁGUA: FONTE DE VIDA

Ao “conjugar” a Aqua Fons Vitae e a encíclica Laudato Si’, a Pastoral da Ecologia Integral elaborou “projeto de formação socioambiental para as lideranças comunitárias, líderes de pastorais, movimentos e organismos das dioceses que compõem o Regional Sul 1 da CNBB”. Na prática, o grupo compreendeu os desafios e assumiu os objetivos da proposta do Papa Francisco para responder de forma ativa às exigências.

Em favor de um pluralismo de ideias, universidades e instituições católicas de ensino superior brasileiras foram convidadas a integrar o projeto “Água: Fonte de Vida”. A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), o Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO), o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), a Faculdade João Paulo II (FAJOPA), a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas) e a Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) responderam de forma afirmativa ao chamado.

PROPOSTA DE AÇÃO

Em reuniões quinzenas realizadas no primeiro semestre de 2022, foi elaborada uma proposta formativa. Dia 20 de agosto marcou o início da proposta formativa elaborada em “espírito sinodal”. A data foi assumida, também, como ocasião em que o Dicastério para a Promoção de Desenvolvimento Humano Integral enviou sua mensagem de apoio, em vídeo, para a aula inaugural da iniciativa que, como processo formativo, se estenderá até 2025.

Segundo dom Eduardo Malaspina, participam da primeira fase da formação representantes das sete sub-regiões do Regional Sul 1 (Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I, Ribeirão Preto II, São Paulo e Sorocaba), totalizando 54 inscritos, que estão se comprometendo a multiplicar a formação recebida, em suas dioceses, formando novas lideranças que alcançarão as paróquias e comunidades. “Entendemos que não basta propiciar formação teológica e pastoral, é necessário engajamento comunitário a luz de cada realidade territorial, reconhecendo suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, em um esforço dialógico com toda a sociedade, para podermos nos comprometer com a mudança que desejamos para uma fraternidade universal rumo a uma Ecologia Integral”, explicou o epíscopo.

Manifestado o apreço pela Plataforma Laudato Si’, o “dispositivo”, ainda segundo dom Malaspina, “está se tornando um grande instrumento de evangelização, com a socialização de experiências, na tarefa urgente do cuidado com toda a comunidade de vida existente em nosso planeta”, disse o religioso ao sublinhar que a “plataforma nos auxilia a continuar caminhando”.

Visita Ad Limina 2022: O Regional Sul 1 da CNBB ao encontro do Papa Francisco!

#CNBBSul1 #RezempelosBispos #VisitaAdLimina #DomLuizNoVaticano

Fotos: Pe. Thiago Faccini / Regional Sul 1 da CNBB