In Notícias27 de setembro de 2022

Dom Milton entrega documentos do processo de beatificação de religioso no Dicastério para a Causa dos Santos

 

 

O material preparado pela Diocese de Barretos foi levado pelo bispo no departamento responsável durante estadia em Roma por ocasião da Visita Ad Limina Apostolorum. O texto possui mais de 4 mil páginas com documentos pessoais e depoimentos sobre o Pe. André Bortolameotti, religioso da Congregação de Jesus Sacerdote.

 

UM SANTO ENTRE NÓS

Em Roma, na manhã de hoje, dia 27, o bispo diocesano de Barretos, dom Milton Kenan Júnior, esteve no Dicastério para a Causa dos Santos e entregou ao departamento da Cúria Romana os documentos da fase diocesana da Causa de Beatificação do Servo de Deus Pe. André Bortolameotti.

O material, que reúne artigos, cartas, homilias e escritos do religioso da Congregação de Jesus Sacerdote, foi entregue ao Monsenhor Giacomo Pappalardo. Além de conteúdos audiovisuais, depoimentos de pessoas que conviveram com o sacerdote também compõem o inquérito que possui mais de 4 mil páginas, segundo o Site da Diocese de Barretos.

O Pe. André faleceu no dia 28 de outubro de 2010 e, por sua fama de santidade e bom testemunho no exercício do ministério, em 2016 a fase diocesana da causa teve seu início. “Foram seis anos de muito trabalho e agora o processo segue a fase romana. Sigamos pedindo a intercessão de padre André para que recebamos graças de Deus e para que logo surjam milagres para que logo tenhamos a beatificação dele, e depois a canonização!”, explicou dom Milton.

O postulador Romano Gambalunga e o Pe. Thiago Faccini, secretário-executivo do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participaram do momento da entrega dos documentos no Dicastério para a Causa dos Santos.

Dom Milton e o Pe. Thiago integram a comitiva do Regional Sul 1 que está em Roma para as atividades da Visita Ad Limina Apostolorum.

UM SANTO ENTRE NÓS

VIDA E CANONIZAÇÃO

Conheça algumas informações da vida do Servo de Deus Pe. André Bortolameotti e um pouco do processo para a sua canonização:

Nascimento: 22/12/1919 – Vigolo Vattaro (TN) – Itália

Ordenação Sacerdotal : 29/06/1943 (na igreja da Casa Mãe da Congregação)

Vinda para o Brasil: 22 de julho a 03 de agosto de 1967 e de 19 de dezembro de 1967 a 15 de outubro de 1975 (Cidade de São Paulo).

Abertura da Casa dos Padres de Jesus Sacerdote na Diocese de Barretos: 29 de maio de 1984

Morte do Servo de Deus: dia 28 de outubro de 2010 – Sepultado no Santuário Diocesano Nossa Senhora Rosário, em Barretos

Dúvidas frequentes:

1. Quanto tempo dura o processo de Canonização do Pe. André?

Não há um tempo previsto, pois se faz o levantamento histórico, verificação de seus escritos se eles não possuem nada contra a moral e os bons costumes e são ouvidos testemunhos de pessoas que conviveram com o Servo de Deus. Depois, tudo é enviado ao vaticano que fará um estudo especializado de todo o material Se forem aprovadas as virtudes heroícas do Servo de Deus ele será chamado Venerável. Depois de averigado um primeiro milagre e comprovado que não existem explicações cientificas, com um decreto do papa, o Venerável Servo de Deus passa a ser chamado Beato e existe uma celebração própria para a Beatificação. Depois de um segundo milagre também averiguado e comprovado que não existem explicações cientificas, o papa com um decreto o declara Santo em uma outra celebração própria. Por isso, não há uma previsão para a conclusão. Há processos que duram décadas.

2. Tenho em casa algumas cartas, bilhetes ou alguns objetos que ganhei do padre André, eles podem servir para a Causa?

Sim, se você possui algum escrito do Pe. André ou algum objeto particular dele entre em contato com a Postulação para que seja feita uma cópia. Você não precisa doar o original.

3. Convivi com o Padre André e me lembro de várias coisas que ele falava e tenho vários testemunhos. Também posso contribuir com a Causa? O que devo fazer?

Se você conviveu com o padre André e acredita que o seu testemunho pode ajudar na Causa de Canonização dele entre em contato com a Postulação, e se verificado que pode contribuir será agendado um dia e horário para que você dê seu testemunho que será registrado.

4. De que forma posso contribuir com a Causa de Canonização do Pe. André?

a) Pedir a intercessão dele

b) Divulgar a oração para cada vez mais ele se torne conhecido e assim as pessoas que precisam de uma graça possam recebê-la por sua intercessão.

c) Fazer parte da Associação Padre André Bortolameotti que tem como finalidade divulgar a vida e virtudes dele e ajudar a angariar fundos para essa Causa

d) Doar uma quantia financeira para ajudar nos custos da Causa

e) Dar seu testemunho

f) Oferecer um objeto que pertenceu ao padre, que você ganhou dele, para ser feita uma cópia ou doá-lo

5. Recebi uma graça ou um milagre por intercessão do padre André. O tenho que fazer, com quem tenho que falar?

Se você recebeu uma graça ou acredita ter recebido um milagre pela intercessão do Padre André procure a Postulação. Seu testemunho pode ser muito importante. Para que o padre André chegue um dia a ser chamado santo é preciso o reconhecimento de 2 milagres.

Contatos:

Postulação Causa de Canonização do Servo de Deus Padre André Bortolameotti

Rua 20, 01600 – Jockey Club – CEP. 14787-279 – Barretos/SP

Telefone: (17) 3322 3565 – Falar com Lucila

Email: postulacao@diocesedebarretos.com.br

Fonte das informações transcritas: Site da Congregação de Jesus Sacerdote

Visita Ad Limina 2022: O Regional Sul 1 da CNBB ao encontro do Papa Francisco!

 

 

#CNBBSul1 #RezempelosBispos #VisitaAdLimina

Fotos: Divulgação