In Diocese28 de maio de 2020

Dom Luiz celebra Missa na intenção da Diocese de Coari, no coração da Amazônia

“Não devemos perder a esperança, pois temos um Deus que olha por nós, que nos chama a caminhar com Ele e temos o exemplo d´Ele trabalhando no coração desse povo tão humilde e esquecido. E acredite, dias melhores chegarão”, disse missionário que atua na região amazônica.

No último sábado, dia 16, o bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, presidiu missa na intenção da Diocese de Coari (AM) com transmissão via Facebook e Youtube e também pela Rádio Educação Rural de Coari.

Há mais de dois anos foi firmado o Projeto Igrejas Irmãs entre as Dioceses de Marília e Coari com intuito de colaboração mútua. Deste modo, já foram realizadas inúmeras comitivas para trocas de experiências missionárias em meio a realidades tão opostas.

Com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), todo Estado do Amazonas vive a beira de um colapso por conta da falta de infraestrutura que contribuí para o aumento da proliferação do vírus, sendo a população humilde a camada mais fragilizada. A realidade chega ao ponto de ter cidades sem assistência.

Diante deste quadro, o bispo diocesano de Marília convocou a Diocese para se unir em orações pelos fiéis da Igreja Irmã. Em mensagem via aplicativo, o bispo diocesano de Coari, Dom Marcos Piatek relata que agradece “a Dom Luiz Antonio, aos padres e a toda a Diocese de Marília pelas orações e pela proximidade” e explica a realidade amazonense em meio ao Covid-19: “Todas as paróquias há mais de um mês estão fechadas para o povo. Desde a Semana Santa celebramos via internet. Todos os funcionários das paróquias ou ficam em casa ou trabalham com horário reduzido e com o atendimento interno. O Estado do Amazonas tem mais de 10 mil infectados. A cidade de Manaus tem dezenas de mortos diariamente, incluindo alguns padres. O sistema de saúde está em colapso. Pessoas morrem em seus lares. As cidades do interior estão isoladas e com muitos mortos. Na nossa Diocese de Coari todas as paróquias têm casos confirmados”.

A equipe do Departamento de Comunicação entrou em contato com o missionário do clero de Marília que atua em Beruri (AM), Pe. Claudinei de Almeida Lima, que explicou que os padres estão se esforçando para levar a todos a Palavra de Deus.

“Este momento de Pandemia me traz muita preocupação com o povo, pois eu vejo pessoas que já vivem em meio a pobreza e a dificuldade, em estado de pânico por conta da alto número de infectados e percebo que a palavra de Deus se tornou o conforto para esse povo tão sofrido e esquecido pelas autoridades. Para se ter ideia, o município que contava apenas com um Hospital e um Posto De Saúde teve suas atividades paralisadas por conta de todos os médicos estarem infectados. E é surpreendente que mesmo diante de toda essa situação, nós presenciamos muitas ações solidárias de parte da comunidade, testemunhei pessoas de condições humildes doando uma trouxinha de alimentos além de muitos peixes por ser uma região que vive da pesca”, ressaltou.

O missionário ainda afirmou “que não devemos perder a esperança, pois temos um Deus que olha por nós, que nos chama a caminhar com Ele e temos o exemplo d´Ele trabalhando no coração desse povo tão humilde e esquecido. E acredite, dias melhores chegarão”, finalizou.