In Notícias30 de agosto de 2023

Edições CNBB publica novos volumes da coleção “Cadernos do Concílio”

Mais seis volumes da coleção “Cadernos do Concílio” estão disponíveis na Edições CNBB. As publicações são subsídios preparados pelo Dicastério para a Evangelização do Vaticano em preparação para o Jubileu Ordinário de 2025, e traduzidos para o Português do Brasil. No total, são 34 volumes produzidos por teólogos, estudiosos da Sagrada Escritura e jornalistas, que procuram redescobrir as quatro sessões do Concílio Vaticano II.

Em 2025, a Igreja celebrará o Jubileu Ordinário com o tema “Peregrinos de Esperança”. A preparação para o jubileu será com a retomada dos textos fundamentais do Concílio Vaticano II.

“Preparar-se para o Jubileu de 2025, retomando os textos fundamentais do Concílio Ecumênico Vaticano II, é um compromisso que, peço a todos, seja acolhido como momento de crescimento de fé. Confio às mãos de todos os cristãos, especialmente dos jovens, estes subsídios ágeis e eficazes, que repercorrem os temas fundamentais das quatro Constituições conciliares”, pede o Papa Francisco.

Saiba quais são os novos textos publicados:

A inspiração – vol. 4

O quarto volume da Coleção, de autoria do Monsenhor Antonio Pitta, professor da Pontifícia Universidade Lateranense em Roma, trata do tema da Inspiração Divina, que guiou as discussões de elaboração do texto da Constituição Dei Verbum.

A Sagrada Escritura na vida da Igreja – vol. 5

O quinto volume da Coleção é de autoria de Marco Cardinali, jornalista e teólogo, e trata da Sagrada Escritura na Vida da Igreja, tema presente na Constituição Dei Verbum.

A Liturgia no Mistério da Igreja – vol. 6

O sexto volume da Coleção é de autoria do Pe. Arturo Elberti, Doutor em Liturgia pela universidade Pontifício Ateneu de Santo Anselmo, e trata da Liturgia no Mistério da Igreja, tema presente na Constituição “Sacrosanctum Concilium“.

A Sagrada Escritura na Liturgia – vol. 7

O sétimo volume da Coleção trata da Sagrada Escritura na Liturgia e é de autoria do Pe. Maurizio Compiani, biblista.

Viver a Liturgia na Paróquia – vol. 8

O oitavo volume da Coleção é de autoria do Pe. Samuele Ugo, Doutor em Teologia, e trata do tema Viver a Liturgia na Paróquia, presente na Constituição “Sacrosanctum Concilium“.

O Mistério Eucarístico – vol. 9

O nono volume da Coleção “Cadernos do Concílio” é de autoria da Ir. Fulvia Maria Sieni, monja agostiniana, e trata do Mistério Eucarístico, tema presente na Constituição “Sacrosanctum Concilium“.

Coleção Cadernos do Concílio - Edições CNBB

Fonte: https://www.cnbb.org.br/edicoes-cnbb-publica-novos-volumes-da-colecao-cadernos-do-concilio/